A página do Curiosity no Twitter anunciou na quinta-feira, 2, que um novo meteorito metálico foi encontrado em Marte enquanto o rover da NASA explorava o planeta.

  • O meteorito possui 30 centímetros de comprimento
  • Possui uma cor escuro-acinzentada e é composto principalmente de ferro e níquel
  • Recebeu o nome de Cacau
  • Foi encontrado na Cratera de Gale
“Rocha. Rocha. Rocha. Rocha. Rocha. Rocha. METEORITO!
Não é incomum encontrar meteoritos em Marte – aliás, já fiz isso algumas vezes! (ver 🧵) Mas uma mudança de cenário é sempre bom.
Este tem cerca de trinta centímetros de largura e é feito de ferro-níquel. Estamos chamando de “cacau”.”

A rocha é muito semelhante a outras já encontradas na mesma cratera, e a equipe da missão acredita que existam dúvidas acerca da origem delas.

A rocha à nossa frente é um dos vários blocos de cor escura nesta área que parecem vir de outro lado e que estamos a chamar de ‘pedras estrangeiras’. As nossas investigações ajudarão a determinar se este é um bloco de outro lado em Marte que apenas erodiu de uma forma interessante ou se é um meteorito

Equipe da Curiosity, em comunicado

Leia mais:

Missão Curiosity

O Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012, em Gale. A cratera possui cerca de 154 quilômetros de largura e o rover pousou por lá em uma missão para determinar se ela poderia ter abrigado vida algum dia.

publicidade

Apesar de não ser uma missão destinada a procurar vida marciana, a Curiosity conseguiu mostrar que sim. No passado, a cratera abrigava um grande lago e um rio que eram potencialmente habitáveis. A água nesses locais provavelmente existiu por milhões de anos, tempo o suficiente para que a vida microbiana tivesse iniciado.

O rover está desde setembro de 2014 subindo o Monte Sharp, com 5,5 quilômetros de altura que se ergue no centro da cratera. Nessa escala, o Curiosity encontrou recentemente depósitos ricos em sulfato formados em condições de seca.

O estudo dessas rochas de sulfato pode permitir que os cientistas estimam como e quando Marte deixou de ser um planeta úmido e quente para se tornar seco e gelado como é atualmente.

Durante seus um pouco mais de dez anos em Marte, o rover já andou cerca de 29,5 quilômetros e já encontrou uma série de meteoritos. A página do Curiosity também relembrou na quinta-feira algumas das rochas encontradas nos últimos anos.

“Aqui está outro meteorito que encontrei em 2016. Chama-se “Egg Rock”, também conhecido como bola de golfe
📷: http://go.nasa.gov/3wOvG13 (2/11/16)”
“E enquanto minha equipe chama esse meteorito de 2 metros de comprimento de “Líbano”, eu o chamo de A BESTA
📷: http://go.nasa.gov/3Rp7UlO (15/07/14)”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!