Um peixe pra lá de curioso surgiu em uma praia no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. O animal com um visual “pré-histórico” conta com uma couraça semelhante a uma armadura e uma boca para frente que mais se parece com um bico.

O responsável pelo registro foi Allen Sklar, que flagrou o peixe enquanto dirigia. Em entrevista à Newsweek, ele conta que ficou impressionado com a aparência da criatura.

publicidade
  • Esturjão é uma família de peixes que engloba mais de 20 espécies
  • O encontrado na praia é um Esturjão do Atlântico, um tipo bastante raro. 
  • Quando adultos esses peixes podem chegar a quatro metros de comprimento e 300 quilos

Peixe de armadura pode ser bem grande

O peixe encontrado, no entanto, era bem menor do que isso. Segundo o relato, a espécime tinha menos de 1 metro, o que indica que pode não ser totalmente adulto.

“Eu dirijo por ali cerca de 100 dias por ano e, portanto, vejo muitas coisas que os outros não veem. Este foi o segundo esturjão que vi em 27 anos dirigindo na ilha”

Uma das características que chama mais atenção nesse animal, é a aparente falta de escamas, já que ele conta com uma série de placas, como uma armadura.

publicidade

Leia mais:

Ele não tem escamas, apenas fileiras de placas duras chamadas escudos. Alimenta-se de seres vivos das profundezas, come quase tudo, incluindo amêijoas [espécie de molusco], mexilhões e peixes mortos. Sob o queixo, há barbilhões, usados para sentir as coisas em busca de comida. A boca é dura e ossuda”, completou.

publicidade

A aparência jurássica não é uma coincidência. O Esturjão do Atlântico evoluiu de espécies que conviveram com dinossauros e chegou a ser ameaçado de extinção.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!