O Rio de Janeiro confirmou a primeira morte por dengue no estado de 2023. A vítima tinha 84 anos e deu entrada no Hospital dos Plantadores, no Campos dos Goytacazes, dia 18 de janeiro. O óbito ocorreu no dia 21, sendo reportado esta semana após investigação realizada pelas equipes técnicas das secretarias de estado de Saúde do RJ. 

De acordo com informações da Agência Brasil, após análise realizada pelas secretárias responsáveis, foram definidas medidas pontuais de contenção, já que foi constatado um aumento de casos de dengue na cidade nas primeiras semanas de janeiro em relação ao mesmo período de 2022. 

Leia mais! 

Ações de controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, foram intensificadas principalmente nos bairros com maior número de casos e onde ocorreu o óbito, visando a eliminação de criadouros do mosquito, como, por exemplo, mutirões semanais e bloqueio aeroespacial com quatro carros fumacê. 

publicidade

A secretaria estadual e a Secretaria de Saúde de Campos informaram que seguem monitorando a situação e atuando preventivamente para evitar que haja uma epidemia na cidade. 

Mosquito da dengue sobre a pele
Imagem: Shutterstock

Caso de febre amarela em São Paulo 

Ainda em janeiro, foi confirmado o primeiro caso de febre amarela no estado de São Paulo desde 2020. De acordo com a pasta, o caso foi identificado em um homem de 73 anos, que morava na zona rural da cidade de Vargem Grande do Sul.   

A secretaria informou que, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, está atualmente realizando uma investigação epidemiológica na cidade. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!