A empresa Somnium Space está desenvolvendo um assistente virtual no metaverso que contará com um modo “Live Forever”. A ferramenta trará uma possibilidade bem polêmica e futurista: a interação com pessoas mortas. Em entrevista à Vice, Artur Sychov, CEO da companhia, disse que o ChatGPT acelerou o projeto em “questão de anos”.

Linha do tempo

  • Um usuário do metaverso integrou a API (Application Programming Interface) do ChatGPT ao ambiente virtual da Somnium Space.
  • O CEO da Somnium testou a integração do ChatGPT com o robô virtual dentro do metaverso da empresa.
  • O modo “Live Forever”, que possibilitará interação com mortos através robôs virtuais, tem expectativa de lançamento nos próximos anos.

Leia mais:

 A IA está progredindo extremamente rápido. Honestamente, está progredindo mais rápido do que esperávamos

Artur Sychov, CEO da Somnium Space

Os detalhes

Artur Sychov explicou que um usuário da plataforma chamado Artific aplicou a API do ChatGPT ao metaverso da Somnium Space. Para fazer isso, ele perguntou ao chatbot como ele poderia ser integrado ao ambiente de realidade virtual da Somnium

 Surpreendentemente, o ChatGPT deu algumas orientações de como esse procedimento poderia ser realizado. Após alguns ajustes, Artific conseguiu realizar a integração da IA ao metaverso.

publicidade

Artific, que já trabalhou com ciência de dados, explicou que as inteligências artificiais de robôs para interação ainda estão em desenvolvimento, mas já têm capacidade para reter informações por meio de conversas.

ChatGPT acelera conversa com mortos no metaverso
(Imagem: Reprodução/ Vice)

O CEO da Somnium testou a integração do robô virtual de sua empresa com o ChatGPT. Ele fez algumas perguntas à IA, que conseguiu identificar o ambiente virtual onde estavam conversando e elementos que estavam ao seu redor.

Sychov acredita que o próximo passo para o avanço dos robôs virtuais será descobrir como gravar dados de forma adequada para que a conversa seja mais fluída.

Chatbot polêmico permite conversar com ditadores e personagens históricos

Um novo chatbot de inteligência artificial chamado “Historical Figures Chat” oferece uma promessa bem ousada: poder “conversar” com simulações de mais de 20 mil pessoas notáveis no decorrer da história. Quem criou a novidade foi o engenheiro de software Sidhant Chadda.

A ferramenta de bate-papo foi alvo de muitas críticas por fornecer dados imprecisos e imitar figuras controversas. Ditadores e propagadores de discurso de ódio, por exemplo, geram respostas que tentam mostrar arrependimento por seus crimes e atrocidades, algo que eles próprios nunca fizeram em vida.

Param mais informações leia a matéria completa.

Imagem destaque: Athitat Shinagowin/ Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!