Confirmando os rumores e especulações, a Microsoft anunciou nesta terça-feira (7) as novas versões do mecanismo de buscas Bing e do navegador Edge que contarão com recursos do ChatGPT. As novidades foram apresentadas na sede da empresa, em Redmond, Washington.

A companhia tinha divulgado o evento pouco tempo depois de o Google anunciar que estava preparando um chatbot com a tecnologia “Language Model for Dialogue Applications, a mesma utilizada pelo ChatGPT. Nesta segunda-feira (06), o buscador revelou o Bard, novo “serviço experimental de IA” que será capaz de responder perguntas e participar de conversas.

Leia mais:

publicidade

Segundo as primeiras informações divulgadas pela Microsoft, o “novo Bing” contará com uma função de chat em que o usuário poderá fazer perguntas diretamente à IA da OpenAI que opera o ChatGPT.

Na última semana, a Microsoft também lançou novas funções que utilizam a IA do ChatGPT para a plataforma de bate-bapo e videoconferências Teams Premium.

publicidade

O novo Bing

De acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, a nova versão do Bing “é um novo paradigma para a pesquisa, uma inovação rápida”. Sam Altman, CEO da OpenAI, que também esteve presente no evento, disse que a parceria com a Microsoft tem o objetivo de trazer “benefícios da IA para o maior número possível de pessoas”.

A empresa também anunciou que a parceria com a OpenAI resultará num novo modelo de linguagem, que será “muito mais poderoso” que o ChatGPT, chamado de modelo Prometheus. O objetivo dessa IA aprimorada é dar respostas mais completas, anotações e informações atualizadas.

publicidade

O “novo Bing”, como foi chamado durante a apresentação, permitirá que usuários pesquisem de uma forma diferente. Ao procurar uma informação, aparecerá uma aba lateral com informações adicionais sobre a busca e um botão de chatbot. Ao clicar nele, o usuário pode escrever perguntas específicas e obter respostas mais humanizadas sobre determinada busca.

Na demonstração, a Microsoft utilizou diversos exemplos de utilização do novo mecanismo de buscas, como:

publicidade
  • dicas de viagem
  • compras de móveis
  • receitas
  • guia de compras para TVs
Chatbot do Bing (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Edge contará com co-piloto de IA

O navegador da Microsoft contará com “co-piloto de IA”, que irá mostrar o resumo de informações ao realizar determinada busca.

A atualização também conta com botão que direciona para o chatbot da empresa. Ao clicar no botão, uma interface lateral é aberta para que o usuário possa pesquisar.

Nova interface do Microsoft Edge (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Outro recurso interessante do Edge é o resumo de informações. Durante a apresentação da nova versão do navegador, Yusuf Mehdi, vice-presidente corporativo da Microsoft, abriu relatório de 15 páginas. Ao clicar no botão de chatbot, ele pediu que a IA fizesse um resumo daquele relatório. O chatbot apresentou os pontos-chave do texto em segundos.

Imagem destacada: Poetra.RH / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!