Há cinco anos a SpaceX ganhou destaque na mídia ao lançar o Tesla roadster de Elon Musk, dono das duas empresas, para o espaço, em uma jornada ao infinito e além. Meia década depois, será que alienígenas já estão pilotando o conversível?

Apesar de desbravadora, o mais provável é que a solitária jornada do Tesla não esteja tão cheia de aventuras assim. É difícil determinar onde o carro está exatamente, ou mesmo se ele está intacto, já que pode ter sido danificado por meteoroides.

O site Whereisroadster.com indica, com base em estimativas, onde pode estar localizado o carro, mas não são dados totalmente confiáveis. Além disso, como não há muito valor científico na aventura do roadster, astrônomos não se empenham muito em encontrá-lo.

Leia mais:

publicidade

Mas onde o Tesla pode estar? 

De acordo com as estimativas, o carro já andou 327 milhões de quilômetros e deu cerca de três voltas e um quarto ao redor do Sol. Em 2020 ele se aproximou de Marte, passando 8 milhões de quilômetros do planeta.

Em 2018, quando o veículo foi lançado, um estudo da Universidade de Cornell estimou que o Tesla tem 22% de chance de colidir com a Terra nos próximos 15 milhões de anos. Já as chances de colisão com Vênus e com o Sol são de 12%. Lembrando que esse tipo de objeto queimaria em uma reentrada na atmosfera e dificilmente traria riscos para o nosso planeta.

O roadster foi lançado como o primeiro grande teste do foguete Falcon Heavy. Na época havia pouco mais de 50% de chances do lançamento ser bem-sucedido, segundo o próprio Elon Musk.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!