O Google liberou nesta quarta-feira (8) a primeira versão prévia do Android 14 para os desenvolvedores. A nova versão do sistema operacional já pode ser instalada em uma lista seleta de aparelhos, como veremos a seguir.

A recomendação para os curiosos de plantão, no entanto, é aguardar mais um pouco. Como se trata de uma compilação Developer Preview (ou DP1), o usuário comum pode esbarrar em bugs que podem atrapalhar a experiência de uso do sistema.

publicidade

Leia mais:

Lançamento do Android 14

Ainda não há uma data oficial para o lançamento da atualização. Entre abril e maio, segundo o cronograma oficial do Google, começam a chegar as versões beta. A primeira liberada para mais usuários deve chegar em maio junto com o tradicional evento anual Google I/O. 

Já a versão final do Android 14 deve ficar para agosto de 2023 (mesmo mês de lançamento do Android 13 no ano passado). 

Imagem: Tayfun Mehmed/Shutterstock

Quem já pode experimentar o sistema?

Por enquanto, o Android 14 só roda em oito dispositivos, todos eles membros da família Pixel. Confira a lista completa abaixo:

  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 5 e 5a
  • Pixel 6 e 6 Pro
  • Pixel 6a
  • Pixel 7 e 7 Pro

Principais novidades

A nova versão do sistema móvel do Google deve contar com um recurso que transforma a câmera do seu celular em webcam, enviado a transmissão de vídeo por conexão USB.

  • A novidade apareceu no código do sistema descrita como “DeviceAsWebcam” (ou dispositivo como webcam, em tradução livre).
  • Ao contrário do iPhone, que já oferece algo parecido, mas só é compatível com os Macs, o Android promete compatibilidade com uma gama muito maior de dispositivos.
  • Tudo indica que o Google adotou o padrão USB Video Class (ou UVC), que funciona tranquilamente no Mac, Windows ou Linux.
  • Até então, para usar um Android como webcam era preciso instalar um app de terceiro na Play Store. 

Por fim, o Android 14 virá ainda com suporte nativo para telas maiores e melhorias em vários pontos, como recursos de acessibilidade, segurança e gerenciamento de energia. O Google também trará novidades para quem gosta de personalizar e deixar o sistema com a sua cara, além de mais funções de privacidade e suporte para conexão via satélite. 

Imagem principal: Primakov/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!