Vai trocar de carro? Além do preço, é importante levar o consumo de combustível em consideração para não ter surpresas nos gastos. A tabela anual do PBEV, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, pode te ajudar na sua decisão de compra.

A relação atualiza para 2023 já foi liberada este mês e considera uma série de fatores, como eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros novos vendidos no Brasil.

Vídeo relacionado

Leia mais:

No topo da lista, tanto de carros elétricos como a combustão, aparece o Renault Kwid. Entre os modelos a bateria, o Kwid E-Tech ficou na frente com 0,44 MJ/km de consumo energético contra 0,48 MJ/km do segundo colocado, o Caoa Chery iCar EQ1. 

publicidade

Vale destacar que o Inmetro já considerou a nova regra de autonomia para os EVs. Falamos tudo sobre a mudança aqui.

O que é consumo energético?

Apesar da medida mais convencional de consumo ser o popular km/litro, as medições do Inmetro também são expressas em megajoules por quilômetro (ou MJ/Km). Basicamente, se trata do consumo energético que cada carro gasta para se deslocar

publicidade

A regra de menor valor é a que vale aqui. Quanto mais baixo esse número, maior é eficiência do veículo.

Top 3 de carros flex

Renault Kwid.
Imagem: Renault/Divulgação

O Kwid também liderou a lista de carros com motor a combustão, com consumo de 1,36 MJ/km. Seu motor 1.0 ganhou novidades este ano que, pelo visto, continuam melhorando o seu rendimento na cidade e na estrada. 

publicidade

Segundo os dados do PBEV, o modelo Zen e Intense fazem 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada rodando com etanol. Na gasolina, os números são 15,3 km/l e 15,7 km/l, respectivamente.

O Peugeot 208 1.0 12v ficou na segundo colocação (1,37 MJ/km) e o Chevrolet Onix Plus 1.0 12v fechou o pódio em terceiro (1,40 MJ/km), se tornando o novo sedã flex mais econômico do Brasil.

Confira quem foram os dez primeiros na tabela abaixo.

10 carros mais econômicos em 2023

ModeloConsumo na cidade etanolConsumo na estrada etanolConsumo na cidade gasolinaConsumo na estrada gasolina
Renault Kwid Zen/Intense10,8 km/l15,3 km/l11 km/l15,7 km/l
Peugeot 208 Like MT10,4 km/l14,7 km/l11,3 km/l16,3 km/l
Chevrolet Onix Plus 1.0 MT LT9,5 km/l13,6 km/l13,6 km/l17,5 km/l
VW Polo TSI MT9,6 km/l14 km/l11,5 km/l16,4 km/l
Fiat Cronos Drive 1.09,9 km/l14 km/l11,4 km/l16,1 km/l
Fiat Mobi Easy9,8 km/l14,2 km/l11 km/l15,5 km/l
Chevrolet Onix Plus 1.0 MT9,3 km/l13,4 km/l11,8 km/l16,9 km/l
Chevrolet Onix 1.0 MT9,4 km/l13,3 km/l11,6 km/l16,6 km/l
VW Voyage 1.09,5 km/l13,8 km/l10,9 km/l15,6 km/l
Renault Sandero 1.010 km/l10,2 km/l10,2 km/l14,7 km/l

Qual é o SUV mais econômico do Brasil?

O utilitário mais eficiente do momento, segundo o Inmetro, é o Fiat Pulse 1.3 com câmbio manual. Essa versão faz 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada rodando no etanol. Na gasolina, são 15 km/l e 14,7 km/l, respectivamente.

Imagem principal: Renault/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!