Está prevista para os próximos dias a primeira atividade extraveicular (EVA) dos astronautas da missão Shenzhou-15 na estação espacial Tiangong, da China.

Os astronautas da missão Shenzhou-15 se apresentando antes do lançamento. Imagem: CNSA via Space.com

De acordo com a agência de notícias Xinhua, enquanto dois taikonautas (designação para astronautas da China) atualmente a bordo do laboratório orbital vão vestir seus trajes Feitian para a caminhada espacial de estreia, o terceiro membro da tripulação apoiará as atividades de dentro da estação.

publicidade

Ainda sem uma data precisa para acontecer, o evento será transmitido ao vivo pela mídia estatal chinesa.

Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu foram lançados para Tiangong em 29 de novembro de 2022, para uma estadia de aproximadamente 180 dias. Eles dividiram as instalações durante cinco dias com os companheiros da missão Shenzhou-14, marcando a primeira vez que a China teve seis astronautas no espaço ao mesmo tempo, com a estação tendo sua lotação máxima.

publicidade
Entre o fim de novembro e o início de dezembro passados, os tripulantes das missões Shenzhou-14 e Shenzhou-15 dividiram o mesmo espaço na estação Tiangong, sendo a primeira vez que o laboratório orbital teve sua capacidade máxima lotada. Crédito: Guo Zhongzheng/Xinhua

Nesses mais de 70 dias decorridos desde então, o trio realizou diversas tarefas, como testar os novos gabinetes de experimentos instalados no módulo Mengtian.

A Tiangong carrega 24 gabinetes científicos em seus módulos Wentian e Mengtian, e os tripulantes da missão Shenzhou-15 devem conduzir mais de 100 experimentos abrigados por eles.

publicidade

Leia mais:

Espera-se que a tripulação faça três ou quatro caminhadas espaciais antes de voltar para a Terra – o que deve acontecer no fim de maio.

publicidade

Tiangong consiste em um estágio central chamado Tianhe, e dois módulos experimentais denominados Wentian e Mengtian. Oficialmente, ela está completa, em seu formato projetado em T – mas, pode haver mais desenvolvimentos por vir, conforme revelado pelo Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!