Neste domingo (12) acontece o Super Bowl LVII, a grande final da NFL, principal liga de futebol americano do mundo. Além do jogo em si, o evento de maior audiência da televisão dos Estados Unidos atrai espectadores interessados nos trailers de filmes e anúncios apresentados nas pausas da partida – além, é claro, do tradicional show do intervalo, que este ano terá Rihanna como atração principal.

Esta será a primeira apresentação de Rihanna em um intervalo do Super Bowl. E o show é ainda mais especial por marcar o retorno da cantora aos palcos após um hiato de cinco longos anos, desde a premiação do Grammy de 2018, quando ela cantou em público pela última vez.

Leia mais:

Apesar de estar longe dos palcos, Rihanna voltou a lançar canções inéditas em 2022, quando apresentou ao mundo duas faixas da trilha sonora de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, incluindo “Lift Me Up”, música indicada ao Oscar de Melhor Canção Original. Espera-se que, após o Super Bowl, Rihanna lance um novo álbum de estúdio, após uma pause de quase sete anos desde o lançamento de “ANTI”, em 2016.

publicidade

O que é o intervalo do Super Bowl?

O show do intervalo do Super Bowl é uma tradição do evento. Imagem: Shutterstock

Todos os anos, a final da principal liga de futebol americano do mundo, a NFL, acontece no começo de fevereiro. A história das super apresentações nos intervalos começou lá atrás, com as bandas universitárias nos anos 1960 a 1980. Depois, evoluiu para shows com grandes artistas conhecidos mundialmente a partir dos anos 1990. A banda New Kids on the Block foi pioneira neste sentido, em 1991.

Agora, grandes nomes da música se apresentam no intervalo entre o primeiro e o segundo tempo do Super Bowl, em um show cheio de luzes, acrobacias, surpresas e inovações. A cada ano, a experiência é diferente. Na 57ª edição do Super Bowl, Rihanna tentará deixar sua marca.

Ser convidado para se apresentar no Super Bowl é uma das maiores honrarias que um artista pode receber. Entre os músicos dessa lista estão grandes nomes icônicos como Michael Jackson, Madonna, Paul McCartney, Red Hot Chili Peppers, Rolling Stones, Beyoncé e Lady Gaga. Em 2022, o show do intervalo foi protagonizado por um quinteto: Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige e Kendrick Lamar.

O que esperar de Rihanna no Super Bowl?

rihanna
Rihanna. Imagem: Shutterstock

Se eu vou deixar meu bebê, vou deixar meu bebê por algo especial.

Rihanna à AP

A fala de Rihanna já diz muito, com a cantora nascida em Barbados prometendo “algo especial” no intervalo do Super Bowl. Ao Entertainment Tonight, Rihanna reiterou sua empolgação com o evento por se tratar de uma oportunidade “agora ou nunca”. “Nada teria me tirado de casa se não fosse um desafio como esse”, disse ela. “Você pode ficar muito confortável em casa como mãe, [então isso é] me desafiar a fazer algo que nunca fiz antes na minha carreira. Eu tenho que estar à altura desse desafio.”

Quando questionada sobre quais eram seus planos para o show, Rihanna disse que queria “incorporar muita cultura” à performance. “Quero incorporar diferentes aspectos do entretenimento e coisas que gosto e trazer para o palco”, disse ela. “Quero celebrar a música que fiz.”

Rihanna lançou um trailer de sua apresentação no Super Bowl em 13 de janeiro de 2022 – e essa prévia foi impressionante. A cantora aparece em uma silhueta em frente a um fundo branco enquanto narra a expectativa de seu lançamento de novas músicas. “Cara, Rihanna, nós esperamos por você”, disse uma voz. Outro acrescentou: “Faz seis anos desde que a nove vezes vencedora do Grammy lançou um álbum”.

Existem boatos de que o aguardado álbum de retorno da cantora sairia logo depois do evento, mas ela rapidamente negou os rumores. “Isso não é verdade. Super Bowl é uma coisa. Música nova é outra coisa. Vocês estão ouvindo isso, fãs?” ela disse, rindo.

“No segundo em que anunciei [a apresentação no Super Bowl], eu disse: ‘Oh, meu Deus, eles vão pensar que meu álbum está chegando. Eu preciso começar a trabalhar’.”

Quanto ao show em si, existem rumores de que o setlist será composto de muitos sucessos antigos, sem tanta coisa de seu álbum mais recente, “ANTI”, e nenhuma das canções de Pantera Negra 2.

Outras vozes no Super Bowl LVII

Chris Stapleton cantará o hino americano no Super Bowl. Imagem: Shutterstock

É comum que os artistas responsáveis pelo show do intervalo do Super Bowl convidem outros músicos para fazer participações especiais. Muitas vezes, os convidados acabam se tornando um mistério, só revelado durante o show. Até o momento, nada foi divulgado sobre potenciais participações especiais no show de Rihanna no Super Bowl.

No entanto, esta possibilidade não está descartada. Nomes como o de Jay-Z, Nicki Minaj, SZA, Drake, Slash, Calvin Harris, Eminem e também de A$AP Rocky, parceiro da cantora e pai de seu filho, estão sendo ventilados.

Apesar de uma participação especial ser possível, não é inédito que um show do intervalo do Super Bowl não tenha nenhuma surpresa extra. Exemplos recentes são os da cantora Lady Gaga e do cantor The Weeknd, que carregaram seus shows em modo solo.

Mas nem todas as vozes no Super Bowl são um mistério. O renomado cantor country Chris Stapleton será o responsável por conduzir o hino nacional dos Estados Unidos na abertura da partida, enquanto Babyface vai cantar “America the Beautiful”.

Para abrir o show do intervalo, a atriz Sheryl Lee Raph cantará “Lift Every Voice and Sing” antes da apresentação de Rihanna. A canção é considerada pela National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) como “hino nacional negro” desde 1917.

Como assistir ao Super Bowl e ao show do intervalo

super bowl twitter
Imagem: Shutterstock

O Super Bowl e seu show do intervalo com Rihanna acontecem na noite deste domingo, 12 de fevereiro, direto do State Farm Stadium, em Glendale, Arizona. O Super Bowl será disputado por Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs, a partir das 20h30, e o show do intervalo é realizado na metade do jogo.

O jogo e o show serão exibidos na TV aberta pela RedeTV!, na TV fechada pelos canais ESPN e no streaming pelo Star+, além da plataforma própria da NFL, o Game Pass.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!