Há diversos simuladores de vida para se divertir, sendo alguns deles jogos parecidos com Stardew Valley. Desde o lançamento do game, em 2016, desenvolvedoras tem investido em criações que se inspiram tanto no título criado por Eric Barone quando em simuladores mais antigos e tradicionais, como Harvest Moon, Animal Crossing e até The Sims.

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital listou 10 jogos ideais para quem gosta da ideia de construir a própria fazenda, criar vínculos com habitantes do local e gerenciar o dia a dia da vida rural. Os títulos citados abaixo estão disponíveis para diversas plataformas, incluindo computadores e consoles.

Leia também:

Moonlighter

Moonlighter
Moonlighter (Imagem: Divulgação)

Moonlighter é um simulador de vida em que, de dia, você trabalha como dono de uma loja, negociando com os clientes e reabastecendo prateleiras. À noite, porém, você se torna um guerreiro que deve explocar masmorras no melhor estilo roguelike para coletar mercadorias para sua loja. A história ainda é profunda e cheia de reviravoltas, incluindo dramas familiares e lutas contra o destino.

publicidade

Plataformas disponíveis: PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iPhone (iOS).

Potion Permit

Potion Permit
Potion Permit (Imagem: Divulgação)

Potion Permit tem poucos elementos de fazenda, mas conta com outros recursos que o tornam um jogo parecido com Stardew Valley, como habitantes, relacionamentos, combate e melhoria do local. Como o novo Químico na vila de Moonbury, você precisa superar a desconfiança dos habitantes da cidade, curar a filha do prefeito e consertar uma velha clínica. Em vez de colher os ingredientes, você deve lutar por eles fora da cidade.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Slime Rancher 2

Slime Rancher 2
Slime Rancher 2 (Imagem: Divulgação)

A sequência de Slime Rancher traz um novo local para explocar: Far, Far Range, na Rainbow Island. No jogo, Beatrix deve construir cercados para seus slimes e cultivar não só plantações, como também chickadoos para mantê-los bem alimentados. Também é possível combinar tipos diferentes de slimes para criar variedades especiais. Slime Rancher não tem o mesmo foco em relacionamentos com personagens que outros jogos parecidos com Stardew Valley, mas tem bastante exploração e construção.

Plataformas disponíveis: PC, Xbox One e Xbox Series X|S.

Sun Haven

Sun Heaven
Sun Heaven (Imagem: Divulgação)

Sun Haven é um jogo parecido com Stardew Valley, só que ambientado nos tempos medievais, com bastante misticismo envolvido. No game, inclusive, você não precisa ser humano. Você pode escolher raças diferentes para o seu personagem, como demônio, elfo, anjo, elemental, naga e amari — povo animalesco. Você pode escolher jogar sozinho ou com até oito pessoas no modo cooperativo online.

Plataformas disponíveis: PC.

Hokko Life

Hokko Life
Hokko Life (Imagem: Divulgação)

Assim como em Stardew Valley, você vive em uma vila pacata, repleta de oportunidades para artesanato, pesca e cultivo. No entanto, em Hokko Life, você pode usar a criatividade em sua oficina para projetar e construir não apenas sua própria casa, como também a cidade inteira. Para os colecionistas, também dá para capturar e guardar diversas espécies de insetos.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Garden Story

Garden Story
Garden Story (Imagem: Divulgação)

Em Garden Story, você assume o papel de Concord, a uva, que se une a outras frutas, fungos e sapos para proteger The Grove da podridão que ameaça destruir suas casas. Na história, você foi nomeado o Guardião do Bosque que deve reconstruir a ilha enquanto realiza as tarefas do dia a dia vivendo como uma planta em um belo jardim.

Plataformas disponíveis: PC, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

My Time at Portia

My Time At Portia
My Time At Portia (Imagem: Divulgação)

My Time at Portia mistura de The Sims com Stardew Valley e tem gráficos no estilo das animações do Studio Ghibli. Nesse jogo, você deve se tornar parte da comunidade de Portia enquanto pratica habilidades de agricultura e artesanato. A ideia principal é se tornar melhor amigo de todos os personagens e construir objetos tanto para a sua oficina quanto para a cidade inteira.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iPhone (iOS).

Story of Seasons: Pioneers of Olive Town

Story of Seasons: Pioneers of Olive Town
Story of Seasons: Pioneers of Olive Town (Imagem: Divulgação)

Em Story of Seasons: Pioneers of Olive Town, você assume a fazenda do seu avô e deve construir estruturas, cultivar plantações e participar de atividades locais para ajudar outros personagens. Inspirado na franquia Harvest Moon, Pioneers of Olive Town é a opção ideal para os amantes de simuladores de fazenda que sentem falta de experiências mais tradicionais.

Plataformas disponíveis: PC, PS4 e Nintendo Switch.

Littlewood

Littlewood
Littlewood (Imagem: Divulgação)

Littlewood oferece aos jogadores uma longa lista de tarefas que inclui agricultura, mineração, captura de insetos, culinária, artesanato e diversas outras atividades. Também é possível controlar a topologia de sua cidade — ou seja, personalizar o layout do terreno do jeito que quiser. Com aldeões para recrutar, um museu para preencher e edifícios para planejar, esse jogo é bastante inspirado em Animal Crossing.

Plataformas disponíveis: PC e Nintendo Switch.

Verdant Skies

Verdant Skies
Verdant Skies (Imagem: Divulgação)

Verdant Skies coloca o jogadores no papel de um novo membro de uma pequena colônia no planeta Viridis Primus. Conforme a colônia cresce, você se reúne com mais habitantes, sendo que cada um tem sua própria experiência para ajudar no crescimento do local a na operação. Sua missão é transformar as plantas espaciais nativas em uma operação agrícola, além de capturar e domar espécies de animais selvagens.

Plataformas disponíveis: PC.

Imagem principal: Divulgação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!