As inscrições para concorrer a vagas em universidades através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) no primeiro semestre de 2023 começam nesta quinta-feira (16). A candidatura será restrita a quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2022.

No total, serão ofertadas 222.145 vagas em todas as áreas de atuação. Como de costume, os candidatos poderão indicar até dois cursos em ordem de preferência. A seleção será feita com base na média das notas de cada curso – que serão variáveis ao longo da semana, como explicamos aqui.

publicidade

Leia mais:

As inscrições para o SiSU serão encerradas na sexta-feira da semana que vem, dia 24 de fevereiro. Listamos mais algumas informações sobre a candidatura e processo de seleção:

publicidade
  • As inscrições para o SiSU 2023 são restritas aos candidatos que realizaram a prova em 2022; não serão aceitos de anos anteriores.
  • O candidato não poderá ter zerado na redação.
  • As médias das notas serão variáveis ao longo da semana, ou seja, quanto maior o número de inscritos interessados, maior será a média. Mas não se preocupe, os candidatos terão até o último dia do prazo para alterar as preferências de curso.
  • Além da primeira chamada regular, haverá uma lista de espera que poderá disponibilizar mais vagas posteriormente — caso os interessados que forem selecionados na primeira chamada não realizem a matrícula. A lista estará disponível entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.

As inscrições deverão ser realizadas através do site oficial do governo federal, na aba do SiSU 2023.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!