A maior feira de tecnologia móvel está chegando. A Mobile World Congress 2023 (MWC) começa na próxima segunda-feira (27) e termina na quinta-feira (2). Como de costume, o evento recheado de novidades será em Barcelona, na Espanha.

As maiores fabricantes de celulares estarão presentes. Revelando novos aparelhos e também as últimas tendências do mercado quando o assunto é tela dobrável, por exemplo.

publicidade

Para ter uma ideia do que o evento deste ano promete, separamos uma lista com os principais anúncios.

Leia mais:

publicidade

Novos celulares da Xiaomi

Para começar, a gigante chinesa deve aproveitar a conferência para apresentar os seus novos celulares da família Xiaomi 13, até então lançado apenas na China. 

publicidade
Xiaomi 13 Pro
Câmeras do Xiaomi 13 Pro em destaque. Imagem: Divulgação/Xiaomi

Vale a pena ficar ligado, pois o anúncio está marcado para este domingo (26), um dia antes da abertura oficial da MWC 2023. 

Também é esperado que a marca traga algo inédito na manga, como modelos novos da sua marca menos cara, a Redmi, ou quem sabe até um smartphone mais poderoso, como o Xiaomi 13 Ultra.

publicidade

Motorola

Já a Motorola, outro nome bastante popular no mercado nacional, pode apresentar o novo Moto Edge 40 Pro. Segundo rumores, o telefone já está sendo testado internamente desde o fim do ano passado.

Imagem vazada do novo Moto Edge 40 Pro. Imagem: Reprodução/Onleaks
  • Em relação às especificações, já se sabe que o Edge 40 Pro terá o processador Snapdragon 8 Gen 2.
  • O aparelho deve apostar em novidades no visual, com um novo painel curvo em 3D e moldura quadrada em torno dos sensores de câmera traseira.
  • Falando em câmeras, a expectativa é que o sistema de câmera tripla conte com uma principal de 50 MP, uma ultrawide de 50 MP e uma telefoto de 12 MP.
  • Na parte frontal, uma câmera de 60 MP embutida em um pequeno furo na parte superior da tela deve garantir ótimas selfies.

Outras especificações esperadas incluem tela OLED de 6,67 polegadas com taxa de atualização de 144 Hz, opções de 8 GB de RAM com 128 GB de armazenamento ou 12 GB de RAM e 256 GB de espaço interno, além de certificação IP68 contra água e poeira. O aparelho ainda deve ter suporte a carregamento rápido a 125 W e virá de fábrica com Android 13 modificado com interface MyUX 4.0.

OnePlus

A OnePlus, por sua vez, pode lançar o OnePlus 11 Concept na feira, um aparelho “diferentão” que traz como destaque a parte traseira com faixas iluminadas em azul, uma característica claramente inspirada no Nothing Phone 1.

Imagem: OnePlus/Reprodução

Realme

A fabricante chinesa também marcará presença no evento e planeja anunciar uma versão repaginada do Realme GT 3 inspirada no novo GT Neo 5.

Realme GT Neo 5
Realme GT Neo 5. Imagem: Reprodução/Onleaks e Smartprix

Apesar de poucas informações, o que se sabe é que o smartphone deve vir com o sistema de carregamento rápido ultrapotente de 240 W. A promessa da marca é de uma recarga completa em apenas 10 minutos.

Honor

A Honor também pode aproveitar a oportunidade para lançar globalmente o Honor Magic Vs, seu novo celular dobrável que já é vendido oficialmente na China.

  • O modelo possui tela interna de 7,9″ e externa de 6,45″.
  • Por dentro, o Magic Vs vem com processador Snapdragon 8+ Gen 1 e têm versões com 8 GB ou 12 GB de RAM.
Honor Magic Vs. Imagem: Honor/Divulgação

A Honor Magic 5, uma nova família de aparelhos da marca, também pode estar entre os anúncios. O Magic 5 Pro, por exemplo, segundo um teaser divulgado pela fabricante, terá capacidade de capturar e mostrar fotos com mais brilho que os rivais.

Tecno

Apesar de ser talvez o nome menos conhecido da turma até aqui, essa fabricante — que já apresentou em janeiro um celular com tela dobrável e expansível que vira um mini tablet —, promete chegar com tudo na MWC 2023 com seu novo smartphone dobrável, o Tecno Phantom V Fold.

Com fôlego para brigar com rivais de peso como o Galaxy Z Fold 4, o aparelho vem equipado com o poderoso processador MediaTek Dimensity 9000+. Mais detalhes sobre a ficha técnica serão revelados no evento.

ZTE (Nubia)

Saindo um pouco dos smartphones, é esperado que a ZTE fale mais sobre o Neovision Glass, seu primeiro óculos inteligente desenvolvido pela Nubia

Pouco se sabe sobre os recursos do dispositivo. A ZTE promete que o produto oferece o que há de melhor em “experiência de áudio e visão” no segmento.

Neovision Glass. Imagem: Divulgação/Nubia

Além disso, a empresa também deve falar mais sobre o novo tablet Nubia Pad 3D, que permite aos usuários aproveitar efeitos em três dimensões sem precisar dos óculos.

Robô humanoide da Xiaomi

Além dos celulares Android, a Xiaomi também apresentará mais informações sobre um produto muito mais inusitado na feira: o seu robô humanoide

 CyberOne, o robô humanoide da Xiaomi
CyberOne, o robô humanoide da Xiaomi. Imagem: Divulgação/Xiaomi
  • Conhecido como CyberOne, a novidade revelada em agosto do ano passado conta com tecnologia autônoma e foi criado como resposta a um produto bem similar da Tesla.
  • Seu “rosto” é formado por um painel OLED curvo e pode expressar “emoções”.
  • Ele consegue enxergar o mundo em 3D com suas câmeras e ouvir tudo que acontece com a ajuda dos seus dois microfones.
  • O protótipo possui 1,77 m de altura e pesa 52 kg.
  • Vale lembrar que esse é o segundo robô construído pela Xiaomi Robotics Lab, divisão robótica da empresa — o primeiro foi o CyberDog, lançado em agosto de 2021.

No fim, outros nomes mais populares, como Samsung e Huawei, também estarão presentes, no entanto, não são esperados muitas novidades ou lançamentos de novos produtos.

Para saber tudo sobre a MWC 2023, fique do olho na cobertura do evento aqui no Olhar Digital.

Imagem principal: André Fogaça/Olhar Digital

Com informações do The Verge e AndroidPolice

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!