Um relatório de inteligência do Departamento de Energia dos EUA afirma que a Covid-19 surgiu após vazar de um laboratório chinês, de acordo com reportagem do The Wall Street Journal deste domingo (26).

Anteriormente, o Departamento de Energia estava indeciso quanto a como a Covid surgiu, em relatório de 2021. Contudo, eles o consideram de “baixa confiança”, mas ele é importante, pois, no Departamento, possui considerável número de cientistas experts e coordena uma rede de laboratórios nos EUA, alguns que conduzem pesquisas biológicas avançadas.

Leia mais:

Em 2021, o FBI – que possui, entre seus empregados, microbiologistas, imunologistas e outros cientistas – concluiu a mesma coisa, ou seja, de que a pandemia começou em laboratório chinês com “média confiança”. Porém, outras quatro agências e um painel nacional de inteligência julgam ter sido transmissão natural. A CIA e outras agências seguem indecisas.

publicidade

O relatório também importa para ratificar uma das poucas conclusões que todas as agências têm: de que a pandemia de Covid-19 não é resultado de programa chinês de armas biológicas.

O país asiático já havia contestado que a doença teria se originado em vazamento laboratorial e impôs limites às investigações conduzidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que visava visitar o território e analisar a situação mais de perto.

Com informações de The Wall Street Journal

Imagem destacada: Fusion Medical Animation/Unsplash

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!