Ao que tudo indica, o namoro à distância ganhou uma solução que, ao mesmo tempo em que parece ser perfeita para encurtar a saudade dos casais apaixonados, também é bem bizarro. Patenteada pelo Instituto Vocacional de Tecnologia Mecatrônica de Changzhou, na China, o dispositivo permite o toque e a sensação física “real” de um beijo. 

Sobre o dispositivo: 

  • Ele é equipado com sensores de pressão e atuadores que permitem replicar a pressão e toque de um beijo; 
  • Ele imita o movimento e a temperatura dos lábios do usuário; 
  • O som que o usuário faz também é emitido; 
  • Para usar, é necessário comprar o apetrecho e baixar um aplicativo no celular. Depois é só conectar o dispositivo ao seu telefone; 
  • Após emparelhar, o casal pode iniciar uma videochamada e transmitir réplicas de seus beijos reciprocamente. 

Leia mais! 

O dispositivo ganhou, inicialmente, destaque no Weibo, rede social muito utilizada na China. Ele gerou diversas opiniões, teve desde quem achou que a invenção era o que faltava no mundo, até quem descreveu ser uma tecnologia um pouco estranha e assustadora. 

publicidade

“Não entendo (o dispositivo), mas estou totalmente chocado”, disse um dos principais comentários no Weibo. 

No Brasil, após a notícia viralizar no Twitter e Instagram, muitos também deram suas opiniões, lembrando, inclusive, que os “nerds” da famosa série “The Big Bang Theory” (2007) lançaram a ideia anos antes. Uma outra invenção semelhante, o “Kissinger”, também foi lançada pelo Imagineering Institute na Malásia, em 2016. 

Imagem: reprodução/Taobao

“Na minha universidade, eu mantinha um relacionamento à distância com minha namorada, então só nos falávamos por telefone. Foi daí que surgiu a inspiração para este dispositivo”, disse Jiang Zhongli, o principal inventor do design, ao Global Times

Ele acrescentou que solicitou a patente em 2019, mas ficou pronta apenas em janeiro de 2023. 

Vale pontuar que o dispositivo não serve apenas para casais que já namoram; o app permite que você conheça e decida “beijar” pessoas novas — você pode “carregar” seus beijos no aplicativo para outras pessoas baixarem e experimentarem. 

No Taobao, maior site de compras online da China, o dispositivo custa o equivalente a US$ 41 (aproximadamente R$ 212 na cotação atual). 

“Minha parceira não acreditava que o beijo (remoto) pudesse ser alcançado no início, então seu queixo caiu quando ela o usou… Esta é a melhor surpresa que dei a ela durante nosso relacionamento à distância. Obrigado tecnologia”, adicionou um usuário na avaliação do dispositivo. 

Com informações da CNN e Global Times 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!