O cinema já abordou diversos temas chamativos dentro do campo da ficção-científica, e a viagem no tempo é um dos que mais chamam atenção. Seja por meio de máquinas especiais, objetos mágicos, naves espaciais, ou buracos de minhoca; as narrativas apresentam personagens cativantes que precisam viajar no tempo para mudar a sua realidade e aprenderem como tal atitude, na verdade, era algo ruim.

A seguir, confira uma lista de filmes e séries que abordam o tema e estão disponíveis no serviço de streaming da Netflix.

Leia mais:

De Repente 30

De Repente 30
Divulgação: Columbia Pictures

O longa retrata a história de Jenna Rink, uma garota comum que deseja participar do grupo das meninas populares da escola e é completamente obcecada pela chegada dos seus 30 anos, pois “30 é a idade do sucesso”. Durante o seu 13º aniversário, o grupinho de garotas populares vai à sua festa e prega uma pegadinha com Jenna, o que a deixa profundamente magoada.

publicidade

Aos prantos, ela se tranca em um armário e deseja, com todas as forças, se tornar adulta e se tornar uma mulher de sucesso. Eis que seu desejo, milagrosamente, se realiza e ela acorda em uma realidade onde possui 30 anos. Com isso, Jenna precisa se sobressair para lidar com todas as responsabilidades (profissionais e afetivas) de uma mulher adulta.

A versão adolescente de Jenna é interpretada por Christa B. Allen, enquanto a adulta ganha vida pela atuação de Jennifer Garner. O elenco apresenta outros atores fundamentais, como Mark Ruffalo, Judy Greer, e Andy Serkis.

De Volta Aos 15

De Volta Aos 15
Divulgação: Netflix

A série é uma adaptação dos livros de Bruna Vieira e foi produzida exclusivamente para compor o portfólio da Netflix. Anita é uma mulher de 30 anos que está insatisfeita com o rumo de sua vida como adulta. Após comparecer ao casamento de sua irmã Luiza, ela lida com pessoas do passado que já não via há anos e volta para casa abalada, triste por ser incapaz de mudar o seu passado para melhorar o presente.

Durante uma crise de choro, ela encontra, acidentalmente, uma forma de voltar no tempo para a época em que tinha 15 anos. Desta forma, Anita decide mudar várias decisões nesta época a fim de melhorar a própria vida e a de seus amigos no futuro. O que ela não esperava, no entanto, é que estas mudanças alterariam radicalmente o futuro de todo mundo, e nem sempre para melhor.

A obra apresenta um elenco recheado de nomes bastante conhecidos na mídia, como Maisa Silva, Camila Queiroz, Klara Castanho, João Guilherme Ávila, Caio Cabral, e muito mais.

Meia-noite Em Paris

Meia-noite Em Paris
Divulgação: MediaPro

Gil escreve literatura já há algum tempo e quando aparece a oportunidade para viajar à Paris com a sua noiva, ele aceita porque acha a cidade um lugar mágico e inspirador. Ao contrário da noiva, que é bastante sociável e faz amigos com facilidade, Gil é mais introspectivo e não consegue aproveitar a companhia dos outros da mesma forma.

Então, em uma das noites que resolve caminhar sozinho pelas ruas parisienses, ele acaba voltando no tempo, à meia-noite, para o ano de 1920. A cada viagem realizada, Gil conhece diversos escritores importantes, como F. Scott Fitzgerald e Hemingway, e se sente cada vez mais insatisfeito para continuar em sua realidade no presente. Conforme sua noiva começa a suspeitar do motivo destas caminhadas tarde da noite, Gil precisa encontrar uma forma de explicar o que está acontecendo.

Dentre os principais atores, podemos destacar Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Tom Hiddleston, entre outros.

O Projeto Adam

O Projeto Adam
Divulgação: Netflix

O filme é uma mistura de ação, comédia, e muita ficção científica. Adam é um piloto de caça em um futuro distópico em 2050, e precisa utilizar a sua nave para voltar ao ano de 2018, onde deve realizar uma missão de resgate. Contudo, um erro faz com que o piloto caia no ano de 2022, no qual ele encontra sua versão de 12 anos. Enquanto ele pede ajuda ao Adam criança para consertar sua nave, ele reencontra Laura: uma amiga que havia desaparecido há algum tempo.

Laura revela que está sendo perseguida por assassinos do ano de 2050, pois ela descobriu que Maya, a líder do mundo distópico, voltou no tempo e realizou mudanças que jamais deveriam acontecer. Laura ficou bastante tempo presa nesta realidade e convence os dois Adams a irem ao ano de 2018 para impedir que a construção da máquina do tempo seja realizada, o que destruiria as alterações que Maya causou na linha temporal. Então, ambos os Adams viajam para 2018 para impedir que a máquina do tempo seja construída.

O longa é estrelado por Ryan Reynolds, Walker Scobell, Mark Ruffalo, Jennifer Garner, Catherine Keener e Zoë Saldaña.

Click

Click
Divulgação: Columbia Pictures

Michael é um arquiteto bastante frustrado. Isso porque ele odeia passar a maior parte do tempo trabalhando e acha que vive muitos momentos tediosos ao lado da esposa e dos filhos. Um dia, é oferecido a ele um controle universal: o objeto é capaz de controlar o universo, como pausar, voltar, ou adiantar momentos da sua vida. Conforme utiliza o controle com mais frequência, ele percebe que tem adiado momentos muito importantes de sua vida, como assistir seus filhos crescerem.

Quando não consegue mais controlar o tempo da forma como costumava, ele entra em desespero e procura o inventor excêntrico que lhe ofereceu o controle. Michael se torna determinado a consertar o que fez de errado e, para isso, precisa aprender que nem sempre podemos controlar o que acontece na vida.

A obra apresenta atores como Adam Sandler, Kate Beckinsale, Frank Coraci, Christopher Walken, e Jonah Hill.

Dark

Dark
Divulgação: Netflix

Dark é mais uma série original da Netflix, construída por atmosferas de drama, suspense, e ficção-científica. A obra apresenta uma realidade onde os tempos passado, presente, e futuro não se sucedem, mas estão conectados. O que significa que ao invés de apenas o passado afetar o futuro, cada um dos três tempos afetam um ao outro infinitamente. Ligado a esse conceito, a série explora a viagem no tempo e as consequências que esta pode causar em cada uma das diferentes realidades.

Ao mesmo tempo, no presente, crianças começam a desaparecer em uma cidade pacata na Alemanha. Os desaparecimentos são similares a outros que ocorreram há 33 anos e 66 anos, o que põe quatro diferentes famílias no meio de todo o mistério. Isso porque estas famílias detêm influência e guardam um segredo: a existência de um buraco de minhoca, o qual se localiza em um sistema de cavernas, e permite a viagem no tempo.

A série segue diferentes linhas temporais, apresentando personagens essenciais para auxiliar o telespectador a desvendar os principais mistérios da obra e a maneira como eles afetam a vida dos moradores da cidade.

A série é estrelada por Louis Hofmann, Lisa Vicari, Andreas Pietschmann, e Gina Stiebitz.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!