O rover chinês Zhurong começou sua exploração em Marte em 22 de maio de 2021. Em maio do ano passado ele foi colocado em modo de hibernação com previsão para acordar em dezembro. Agora, imagens do Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, revelam que ele continua parado no mesmo local e pode ter chegado ao fim de sua exploração.

  • O rover está parado em Utopia Planitia, uma planície localizada no hemisfério norte de Marte;
  • Ele se encontra parado desde maio de 2022, em uma hibernação planejada para acabar em dezembro, junto com o inverno do hemisfério norte do planeta, quando a luz do Sol seria mais abundantemente para alimentar seus painéis solares;
  • As imagens fornecidas pelo Mars Reconnaissance Orbiter da NASA mostram ele parado em dois momentos diferentes: em setembro de 2022 e em fevereiro de 2023.

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) ainda não se pronunciou sobre o estado em que o rover se encontra, mas fontes anônimas que estão acostumados com o programa marciano chinês disseram ao LiveScience que o Zhurong teve falhas ao restabelecer comunicação com o controle.

publicidade

As imagens do Mars Reconnaissance Orbiter foram divulgadas no dia 21 de fevereiro e datam dos dias 8 de setembro de 2022 e  7 de fevereiro de 2023. Acredita-se que o motivo da hibernação do rover ainda não ter acabado pode ser pouca das temperaturas que chegam até 15 graus Celsius negativos no inverno marciano.

O rover Zhurong em três momento difernte (Credito: NASA/JPL-Caltech/UArizona)
Nas imagens é possível ver o rover chinês em março de 2022 antes de entrar em hibernação, e depois em setembro de 2022 e fevereiro de 2023 parado no mesmo local

Outra razão levantada pelos oficiais da missão Tianwen-1, responsável pelo rover e por um orbitador, é que a poeira de Marte possa estar atrapalhando a alimentação dos painéis solares. Em dezembro de 2022, esse foi o mesmo motivo que pôs fim a missão do rover Mars InSight da NASA.

publicidade

As operações do rover chinês não chegaram ao fim oficialmente. Ele pode voltar a operar caso as temperaturas de Marte aumentem, os ventos limpem seus painéis solares. No entanto, as imagens mostram que ele não voltou a operar como planejado.

Leia mais:

publicidade

O rover Zhurong

O Zhurong foi o primeiro rover da China enviado para Marte e conta com equipamento de filmagem e áudio para fazer gravações do planeta vermelho, uma radar de penetração de solo capaz de fornecer imagens da sub superfície marciana e um magnetômetros para observar os campos magnéticos. Além disso, ele também é equipado com várias câmeras e instrumentos de espectroscopia para analisar amostras coletadas.

Caso o rover Zhurong realmente tenha chegado ao seu fim, ele já terá durado muito mais que o planejado. Quando foi lançado, ele estava programado para operar apenas três meses. Mas independente do que acontecer com ele, a missão Tianwen-1, continuará com o orbitador coletando dados sobre Marte. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!