Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes da cidade de Araruna, na Paraíba. Confira:

[ Créditos: Mike Selby e Mark Hanson ]

Maria Clara de Almeida Machado, de 17 anos, é aluna do 3° ano da Escola Benjamim Maranhão, e escolheu essa intrigante imagem do encontro cósmico entre as galáxias NGC 3169 (à esquerda) e NGC 3166 (à direita). Ambas encontram-se a cerca de 70 milhões de anos-luz de distância, na direção da Constelação do Sextante. A interação gravitacional entre as duas galáxias pode ser percebida pelos arcos e plumas de estrelas, principalmente na NGC 3169, que a faz parecer como um novelo de lã que algum gato cósmico acabou de desenrolar. Abaixo e à direita, está a azulada galáxia espiral NGC 3165, cerca de 10 milhões de anos luz mais afastada que as duas em primeiro plano que, provavelmente, vão se chocar no futuro.

publicidade

Já Jansen França Ramos da Silva Junior, de 17 anos e aluno do 3° ano da Escola Targino Pereira, escolheu essa fantástica imagem que mostra a aproximação dos planetas Vênus (mais abaixo) com Júpiter (no centro), nesta belíssima composição com o Parque Nacional de Serra Nevada, na Espanha em primeiro plano. Além de bonita, a imagem exibe também uma feição do céu que só é visível em locais escuros: a luz zodiacal, que é esse feixe luminoso visto no centro da imagem e é gerada pelo reflexo do sol em partículas de poeira presentes no interior do Sistema Solar. Essa poeira foi deixada aí principalmente por cometas em suas sucessivas passagens pelo Sistema Solar Interior.

Encontro de galáxias e luz zodiacal nas imagens astronômicas da semana
[ Créditos: Ruslan Merzlyakov ]

Quem escolheu?

Tanto a Maria Clara quanto o Jansen, são estudantes da cidade de Araruna, na Paraíba, que fica a 165 km da capital João Pessoa, já na divisa com o Rio Grande do Norte. As escolas em que eles estudam foram atendidas pelo Projeto A Little Astronomy, liderado por Jozemilton Fernandes de Souza Filho, que é estudante de Física na Universidade Estadual da Paraíba. Jozemilton, que também é astrônomo amador, leva seu telescópio até as escolas públicas da região, para que os alunos tenham contato com a Astronomia e possam despertar seu interesse pela ciência.

publicidade
[ Jozemilton e alunos da Escola CEI em noite de observação dos planetas : Reprodução: Instagram ]

Araruna fica em um dos melhores locais do Brasil para observar o Eclipse Anular do Sol de 14 de outubro de 2023. A cidade vai receber, no Campus da Universidade Estadual da Paraíba, o Encontro Nacional de Astronomia, no mesmo período.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!