Semanas após a confirmação de que a CNET estava usando inteligência artificial para produzir artigos, fontes internas relatam que a empresa está passando por demissões. Os cortes começaram nesta quinta-feira (2) e foram anunciados por e-mail enviado pela Red Ventures, empresa de marketing que comprou o site em 2020. 

Segundo as informações do The Verge, pelo menos doze pessoas foram afetadas, incluindo funcionários de longa data. Na mensagem, um executivo sugeriu que os cortes foram feitos para priorizar áreas em que o site pode atrair mais tráfego.

publicidade

Leia mais:

Hoje, o CNET Group implementou uma reorganização da equipe, o que infelizmente significou despedir-se de vários colegas. Embora tenha sido uma decisão difícil demitir funcionários, acreditamos que isso é fundamental para a longevidade e o crescimento futuro do negócio.

Confirmou Ivey O’Neal, gerente sênior de comunicações da CNET, em e-mail enviado ao The Verge

Agora, ao que parece, o CNET se concentrará em “autoridade”, uma das métricas que o motor de buscas do Google utiliza para decidir qual site/conteúdo terá uma classificação mais alta nas pesquisas.

publicidade

Carlos Angrisano, presidente do Grupo CNET, acrescentou que o foco será cobrir assuntos que a página já tem “alto grau de autoridade e relevância”, como tecnologia de consumo, casa e bem-estar, energia, banda larga e finanças pessoais.

Ex-funcionários da CNET já haviam relatado que o foco da publicação estava mudando, priorizando SEO e anúncios de marketing de afiliados.

publicidade

Relembre o caso

  • Em janeiro, o Futurism informou que a CNET havia publicado dezenas de artigos desde novembro passado gerados por ferramentas de IA. 
  • Para a surpresa dos leitores, a página não havia anunciado formalmente que estava fazendo isso. 
  • Após protestos e erros factuais nas histórias, a empresa interrompeu a prática, prometendo fazer uma auditoria de todos os artigos escritos por IA. 
  • No fim, mais da metade passaram por correções.

A história deve ganhar novos capítulos em breve. Ainda segundo o Futurism, a Red Ventures se prepara desde fevereiro para voltar a usar a ferramenta.

publicidade

Imagem principal: No-Mad/Shutterstock

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!