Comprar um carro usado pode ser a melhor opção para quem deseja um veículo eficiente, mas com valor de investimento reduzido, e com menos burocracia na hora da compra. Por isso, separamos algumas dicas do que avaliar antes de adquirir um veículo usado.

Leia mais:

Confira o estado de conservação do automóvel

Inicialmente, este é o detalhe que mais chama a atenção do consumidor. É necessário conferir se a lataria possui quaisquer danos, como arranhões, irregularidades, ou desalinhamento entre as partes que formam o veículo. A região inferior do carro também deve ser examinada à procura de sinais de desgaste, ferrugem, ou locais quebrados.

Os próximos passos consistem em garantir a qualidade do pneu e das rodas: verificar a presença de furos, ausência de parafusos, ou mesmo se o pneu está cheio com a quantidade ideal de ar. Procurar por arranhões nos espelhos e desgastes nos vidros, faróis e lâmpadas, limpador de para-brisa, botões, marchas, pedais, e até nos fios do carro. Por fim, examine se há a presença de mofo ou desgaste no estofamento dos bancos, ou se é necessário realizar pintura na parte externa.

publicidade

Faça o teste drive

dirigindo um carro
Reprodução: Jackson David/Unsplash

É importante garantir que todos os recursos de funcionamento e de segurança funcionam da maneira que devem. Logo, verifique o estado dos cintos de segurança, e teste se os pedais, freios, e marchas funcionam corretamente. Sobre a embreagem, busque por informações sobre quando ela foi trocada pela última vez e se as molas estão moles ou duras demais.

Teste os freios e preste atenção se eles emitem ruídos metálicos, pois isso pode indicar desgaste nos discos. Examine, ainda, se os materiais de auxílio estão com boa conservação, como triângulo, estepe, macaco, e chave de roda.

Sistema de refrigeração e travas

Porta de carro
Reprodução: @Freepik/Freepik

É imprescindível perguntar ao vendedor sobre o funcionamento do sistema de refrigeração. Teste para garantir que ele resfria e aquece como deveria. Além disso, preste atenção nas maçanetas das portas, se as chaves entram com facilidade nas fechaduras, se as portas fazem barulho ou se estão muito duras ou muitos moles. Procure, também, por problemas nas trancas das portas, sejam elas automáticas ou manuais.

Confira o histórico de revisões

Solicite ao vendedor o histórico das revisões realizadas. O ideal é que o carro passe por novas revisões a cada 10 mil KM rodados, mas nem todo mundo dá a devida atenção a este detalhe. Por isso, é necessário verificar se o carro está em boas condições. Preste bastante atenção, ainda, no visual e nos sons que o motor faz.

Examine a documentação

Solicite os dados e documentos necessários ao vendedor, e verifique as principais informações junto ao site do Detran. Confirme a titularidade do carro, status sobre o emplacamento, e a presença de multas, tributos, e pendências administrativas. O veículo precisa estar com toda a documentação em dia para que a transferência de titularidade seja bem sucedida.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!