Assim como na Terra, Marte passa por diferentes estações e o inverno por lá é frio, mas muito frio. Em algumas regiões do planeta vermelho, as temperaturas nessa época do ano podem chegar a -120 graus Celsius nos dias mais frios.

Segundo a NASA, os pólos de Marte, assim como na Terra, são os que são atingidos pelas menores marcas dos termômetros. Quando o inverno chega por lá e suas baixas temperaturas, ele vem acompanhado de neve, poeira e geada. Esses registros foram feitos por um sonda da NASA e conseguem mostrar como as coisas ficam por lá quando o tempo esfria.

Até então, as câmeras em sonda na órbita marciana não conseguiam captar imagens da neve caindo no planeta. Isso por causa das condições climáticas, e porque geralmente as nevascas caem por lá pela noite, quando Marte está coberto de nuvens. Quanto ao rovers, eles não estão localizados em regiões tão frias, e nem funcionam nelas, já que são alimentados por energia solar.

No entanto uma das sonda, a Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, é capaz de fazer imagens em comprimentos de ondas que os humanos não enxergam, isso permite que ela possa ver através das nuvens. Outras das sonda, também da NASA, utilizada foi a Phoenix, ela foi movimentada para o polo norte de Marte, e com um dispositivo laser, conseguiu registrar a neve caindo. 

publicidade
Neve em Marte (Credito: NASA)

Leia mais:

Tipos de neve em Marte

Segundo a NASA, existem dois tipos de neve no inverno em Marte. A neve de água congelada, e a de dióxido de carbono (gelo seco). No entanto, o gelo de água, quando em nevascas não chega a atingir o solo, devido a baixa umidade do planeta, ele vira vapor – sublimação – antes de chegar ao chão.

Já o gelo seco chega à superfície. Segundo estudo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, as moléculas de dióxido de carbono congelado fazem quatro ligações, o que torna os flocos de neve marcianos cúbicos, e não hexagonais. 

Além disso eles são minúsculos, menores que a espessura de um fio de cabelo. Por causa do tamanho, a neve em Marte também nunca se acumula a mais que alguns metros do chão.

Fim do inverno

Degelo do inverno em Marte, forma imagens como manchas de um dálmata (Credito: Universidade do Arizona)

As paisagens geladas de Marte, nunca observadas antes, podem ser impressionantes, mas o degelo também é espetacular. Quando o inverno chega ao fim, a neve forma imagens como aranhas, ovos fritos, e manchas de dálmata.

Além disso, no fim do inverno, também é quando acontece a erupção dos gêiser, no degelo. Essas formações liberam muita poeira para a superfície e nos ajuda a identificar a direção dos ventos em Marte.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!