Aplicativos de transporte mudaram a mobilidade urbana e as relações trabalhistas ao redor do mundo. O Uber, por exemplo, mudou a forma como o transporte é visto nas cidades em que chegou, com questões como defesa por parte dos usuários, conflitos com taxistas e acusações de exploração por parte dos motoristas, o que gerou um ambiente para o surgimento de outras empresas, como o InDrive.

Leia mais:

Cada concorrente da Uber tem um diferencial para chamar de seu. No mercado brasileiro, por exemplo, temos a 99, que também oferece serviço de táxis. O InDrive, por sua vez, tenta se diferenciar pelo preço e pela pechincha. O app permite que motorista e passageiro negociem a tarifa que será paga, o que pode permitir viagens mais baratas para os passageiros, se forem vantajosas para os motoristas.

Como funciona o app

No momento em que o usuário informa o local de partida e o local de destino, ele também deve informar o valor que deseja pagar por aquela viagem. Os motoristas têm a opção de aceitar, recusar ou fazer uma contraproposta. O usuário verá uma lista com os motoristas que fizeram contrapropostas e os valores cobrados, neste momento, basta escolher a que for mais vantajosa.

publicidade

Se uma viagem não receber contrapropostas ou tiver um determinado número de recusas, o InDrive sugere o aumento do valor ofertado pelo passageiro. Além disso, ao inserir local de origem e destino, o aplicativo dá um preço sugerido, que cabe ao usuário aceitar ou não a sugestão. O valor sugerido não é uma taxa mínima, mas um preço médio, e o passageiro pode ofertar um valor menor.

Como usar o inDrive?

Uber anuncia fim do programa de recompensas Uber Rewards
(inDrive também permite viagens intermunicipais e interestaduais, porém, essas devem ser agendadas. Imagem: Snapic_PhotoProduction / Shutterstock)

O app do inDrive está disponível para os sistemas Android e iOS. Para solicitar uma corrida, o usuário deve cadastrar um número de telefone válido, para onde será enviado um SMS com um código de verificação. Depois disso, a usabilidade é bem parecida com a dos apps mais usados para pedir um carro, em que há espaços para inserir local de partida e local de destino.

Após inserir essas informações, o app mostra a tarifa sugerida para a viagem, neste momento, é possível aceitar ou ofertar um valor diferente, que pode ser maior, em caso de pressa, por exemplo, ou menor. O passo seguinte é escolher a forma de pagamento, que pode ser em dinheiro, cartão de crédito ou débito, pelo aplicativo, e Pix.

Além de transporte de passageiros, assim como seus concorrentes, o inDrive também oferece a seus usuários a possibilidade de realizar viagens para outras cidades, como no BlaBlaCar, mas essas precisam ser agendadas com antecedência. Também são disponibilizadas entregas de encomendas de até 20 kg, que podem ser feitas tanto por motos, quanto por carros.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!