Nesta terça-feira (14), o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, compartilhou memorando com seus funcionários anunciando planos de demitir mais dez mil pessoas.

Já em comunicado, Zuckerberg disse que 2023 é o “ano de eficiência” da Meta, incluindo “refinar” o modelo de trabalho distribuído. Ele também afirmou que dados de análises internas sugerem que quem trabalha presencialmente “produz mais”.

publicidade

Leia mais:

Zuckerberg ainda disse que a Meta continua comprometida com o trabalho distribuído, mas incentivou os funcionários a encontrar mais oportunidades de trabalhar pessoalmente.

publicidade

Nossa análise inicial dos dados de desempenho sugere que os engenheiros que ingressaram na Meta pessoalmente e depois foram transferidos para o remoto ou permaneceram pessoalmente tiveram desempenho melhor, em média, do que as pessoas que ingressaram remotamente. Essa análise também mostra que os engenheiros no início de suas carreiras têm melhor desempenho, em média, quando trabalham pessoalmente com colegas de equipe pelo menos três dias por semana.

Mark Zuckerberg, em comunicado

A Meta foi uma das primeiras empresas de tecnologia a permitir que seus funcionários começassem a trabalhar remotamente durante os primeiros dias da pandemia de Covid-19.

A empresa levou suas políticas de trabalho flexível até 2021, quando anunciou que trabalhadores de todos os níveis da empresa poderiam solicitar trabalho remoto em período integral.

publicidade

A Meta ainda está promovendo funções remotas em 2023, e muitos funcionários têm a opção de trabalhar pessoalmente. Mas, como grandes empresas de tecnologia como a Amazon anunciou repentinamente planos de retornar ao escritório pelo menos três dias por semana no início deste ano, a Meta pode ter começado a reconsiderar sua posição.

“Isso requere estudo mais aprofundado, mas nossa hipótese é que ainda é mais fácil construir confiança pessoalmente e que esses relacionamentos nos ajudam a trabalhar com mais eficiência”, disse Zuckerberg.

publicidade

Com informações de CNBC

Imagem destacada: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!