O nome de usuário de uma rede social, por exemplo, é uma forma única identificação de um perfil. Isso significa que cada perfil possui seu próprio nome de usuário dentro da plataforma utilizada, e este também serve para direcionar terceiros à sua conta: o username está ligado ao endereço da web para visualizar a sua página, dentro de uma mídia digital, e costuma ser exibido para todos. No caso do Gmail, este recurso está presente no endereço de e-mail da sua conta na rede e o diferencia de todos os outros usuários da plataforma.

Leia mais:

publicidade

O que é, para que serve, e como acessar o nome de usuário no Gmail?

O que é um nome de usuário no Gmail?
Imagem: Alexey Boldin / Shuttersotk

O Gmail é uma plataforma online que permite a criação de um endereço de correio eletrônico, o chamado “e-mail”. Ao criar uma conta dentro do site ou app, você precisa escolher um nome original e único para diferenciá-lo de todos os outros usuários da plataforma.

Dentre as possibilidades, os usuários podem criar nomes que contenham entre 6 a 30 caracteres de extensão, e adicionar números, letras, e pontos. Ou seja, quando você detém um endereço de e-mail, todos aquelas informações que vem antes do “@gmail.com” é o seu nome de usuário. O username pode aparecer para outras pessoas conforme você envia um e-mail, inicia um chat, ou realiza chamadas de vídeo, por exemplo.

publicidade

É importante ressaltar que, uma vez escolhido, o username não pode ser mudado. O que o Gmail permite alterar são os nomes de apresentação (como nome e sobrenome), mas o nome de usuário é uma assinatura única. Dito isso, caso você deseje mudá-lo, será necessário criar uma nova conta na plataforma.

Para acessar o seu nome de usuário dentro da plataforma do Gmail, basta abrir a página, realizar o login e clicar na sua foto de perfil no canto direito superior: a tela deve exibir o seu endereço de e-mail completo logo em seguida.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!