Em meio a questões de segurança envolvendo o famoso aplicativo de vídeos, o TikTok será removido dos telefones e dispositivos do Parlamento escocês.

A informação foi revelada pelo Sky News nesta sexta-feira, 17 de março. Os membros e a equipe do Parlamento escocês foram “fortemente” aconselhados a remover o TikTok, inclusive de dispositivos pessoais usados para acessar os sistemas de TI do Parlamento escocês, disse o relatório citando um e-mail.

publicidade

Leia mais:

Alan Balharrie, diretor de TI e chefe de serviços digitais do parlamento escocês, escreveu: “Após discussões com o Centro Nacional de Segurança Cibernética, recomendamos fortemente que todos os membros, funcionários dos membros, funcionários do parlamento e funcionários contratados removam o aplicativo TikTok de qualquer dispositivo usado atualmente para acessar os sistemas de TI do Parlamento escocês.”

publicidade

Ele adicionou afirmando que “isso inclui dispositivos pessoais e dispositivos emitidos pela [Entidade Corporativa Parlamentar Escocesa].”

Estamos dando este conselho com base em uma abordagem de precaução e nas melhores informações disponíveis para nós neste momento, dadas as preocupações sobre as informações que o aplicativo TikTok pode coletar dos dispositivos.

Alan Balharrie

Balharrie seguiu afirmando que consideram “este conselho proporcional e necessário, dada a situação como a entendemos atualmente” e adicionando que continuarão “em contato com parceiros de segurança cibernética, incluindo o Centro Nacional de Segurança Cibernética, e este conselho será mantido sob revisão”.

publicidade

O ministro do Gabinete, Oliver Dowden, anunciou a proibição do TikTok dos telefones do governo do Reino Unido em um comunicado ao parlamento na quinta-feira. Ele disse que “poderia” haver um risco em como os dados e informações do governo são usados pelo aplicativo.

Dowden acrescentou que, embora o uso do TikTok seja “limitado”, bani-lo é uma boa “higiene” cibernética – e alinha o Reino Unido com os EUA, o Canadá e a União Europeia.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!