A palavra solstício é um tanto incomum nas conversas do dia a dia, mas o que ela representa é de conhecimento público: a chegada do inverno ou do verão. Nessas datas, a posição do Sol no céu parece estar “parada” por um curto período. Dessa ilusão vem o nome solstício, que tem origem no latim e significa “Sol parado”.

Nesta matéria, o Olhar Digital vai te explicar o que é exatamente o solstício, por que ele acontece e quando ele ocorre.

Leia também:

O que é solstício?

Solstício é um fenômeno astronômico que ocorre duas vezes por ano e marca o início do verão e do inverno. Em termos técnicos, é quando o Sol atinge a maior ou a menor declinação em relação à Linha do Equador.

publicidade

Isso ocorre porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor da estrela, quanto a um movimento no seu eixo de rotação. Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios é diferente.

Solstício de verão e de inverno ocorrem nos dois hemisférios
Enquanto o solstício de verão ocorre em um hemisfério, no outro ocorre o solstício de inverno, e vice-versa. Imagem: KajaNi / Shutterstock

Durante o solstício de verão, o Sol alcança sua maior altura no céu. Já no inverno é o contrário, ele atinge o ponto mais baixo. Por isso, durante o fenômeno os dias são mais longos e as noites mais curtas. Por outro lado, no de inverno os dias são mais curtos e as noites mais longas.

Dessa forma, durante os solstícios, observa-se também que na Linha do Equador os dias e as noites têm sempre 12 horas. Já nos círculos polares Ártico e Antártico, eles têm um único dia do ano com 24 horas de luz ou de escuridão.

Quando ocorre o fenômeno

Como os hemisférios norte e sul têm estações opostas, os solstícios de verão e de inverno têm datas diferentes nesses locais.

Enquanto o de verão ocorre no hemisfério norte, estamos passando pelo de inverno no mesmo período. Já quando eles estão no de inverno, no hemisfério sul estamos passando pelo de verão.

As datas exatas dos solstícios podem variar a cada ano. Porém, geralmente ocorrem entre os dias 20 e 22 de junho e entre os dias 20 e 23 de dezembro. No Brasil, em junho comemora-se o solstício de inverno e em dezembro o solstício de verão.

No calendário de 2023, fica assim:

  • Solstício de inverno: 21 de junho às 11h58;
  • Solstício de verão: 22 de dezembro às 00h27.

Com informações do Brasil Escola e Toda Matéria (1 e 2).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!