O smartwatch (“relógio inteligente”, em tradução livre) é um dispositivo moderno que se popularizou entre os apreciadores da tecnologia devido às funções disponíveis em seu sistema, úteis para facilitar a vida do usuário –– além de mostrar as horas, é claro. Além de um visual chamativo, o item oferece uma tela personalizável, recebe as mensagens do WhatsApp, acessa diversos aplicativos, toca músicas e até efetua pagamentos por aproximação.

Contudo, uma das funções que mais chamou a atenção nos primeiros modelos foi a capacidade de auxiliar no cuidado com a saúde, visto que as fabricantes do aparelho proporcionam ferramentas para medir a oxigenação do sangue, batimentos cardíacos, e muito mais. A seguir, confira cinco motivos para investir em um smartwatch e melhorar a sua saúde.

Leia mais:

1. Alertas sobre o status de atividade do usuário

Reprodução: Karolina Grabowska/Pexels

Os modelos mais modernos proporcionam alertas –– muitos deles personalizáveis –– que informam, via notificação ou avisos sonoros, quando o indivíduo se encontra inativo por muito tempo. Esta funcionalidade pode ser útil para quem trabalha muitas horas sentado, por exemplo, e não vê o tempo passar: o aviso alerta sobre a necessidade de mexer o corpo e executar movimentos como alongamentos, aquecimentos, ou quase qualquer atividade para aumentar a circulação sanguínea nos músculos.

publicidade

Isso pode ser duplamente importante para pessoas sedentárias que se recusam a fazer atividade física. Embora movimentar-se de vez em quanto não conte como um exercício físico, este ato ainda auxilia a circular o sangue no seu corpo.

2. Monitoramento de condições médicas

Usuários com condições crônicas de saúde ou que estejam momentaneamente doentes também podem usufruir de algumas vantagens. Por exemplo, se for necessário fazer o uso de uma medicação, é possível instalar alarmes que avisam sobre este momento específico. Além disso, os sensores dos relógios inteligentes aferem diariamente dados como batimentos cardíacos e temperatura corporal, o que podem ser úteis para quem precisar verificar o estado de saúde: verificar a frequência cardíaca é útil para portadores de doenças cardiovasculares, enquanto aferir a temperatura ajuda a identificar a necessidade de comparecer a um consultório médico.

3. Acompanhamento do ciclo menstrual

Reprodução: Apple

Há uma série de benefícios no ato de acompanhar o ciclo menstrual, como obter uma média de tempo para quando a menstruação deve ocorrer, datas para o período fértil, noção do tempo de ovulação, e até verificar se há alguma anomalia. Atualmente, os smartwatchs já contam com aplicativos específicos para auxiliar as mulheres com o monitoramento do ciclo.

4. Auxílio durante práticas esportivas

É possível verificar a quantidade de passos dados, distâncias percorridas em quilômetros, e até o número de calorias perdidas. Ademais, os modelos mais modernos contam com configurações que emitem alertas automáticos durante picos da frequência cardíaca, o que pode indicar um esforço além do normal para executar um exercício físico, algo que deve evitar machucados e lesões.

5. Verificam o nível de oxigênio no sangue

Reprodução: Jeramy Johnson/Android Central

Um dos sintomas mais temidos do Covid-19 era a falta de ar, que geralmente indicava o ataque bem sucedido do vírus ao trato respiratório e pulmões do paciente. Contudo, o Coronavírus não é o única doença capaz de causar falta de ar: há inúmeras condições médicas que diminuem o nível de oxigenação sanguínea e este dado pode ser facilmente verificado pelo smartwatch.

O relógio possui leitores que examinam a quantidade de oxigênio no sangue e fornece estas leituras para o usuário. Logo, se você tem alguma doença que ocasione baixa saturação, ter um smartwatch pode ser útil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!