Quem costuma usar o ChatGPT deve ter notado que o histórico lateral de bate-papo está fora do ar na manhã desta terça-feira (21). A medida foi adotada pela OpenAI após a empresa identificar um bug que mostrava descrições de conversas de terceiros para os usuários do chatbot.

Entenda o caso

  • No Reddit, um usuário postou uma foto que mostra descrições de várias conversas, que, segundo o post, são de outra pessoa.
  • Outra pessoa relatou o mesmo problema postando uma captura de tela no Twitter.
  • “Se você usa o #ChatGPT tenha cuidado! Existe o risco de seus chats serem compartilhados com outros usuários! Hoje fui apresentado ao histórico de outro usuário. Não consegui ver o conteúdo, mas pude ver os títulos dos bate-papos recentes”, diz o tuíte.

Um porta-voz da OpenAI confirmou ao Bloomberg que a empresa está ciente do problema, acrescentando que o bug de fato não compartilhava transcrições completas de conversas, mas apenas os títulos.

Leia mais:

publicidade

No fim, o problema é um reforço para ter muito cuidado com informações pessoais compartilhadas não só com ChatGPT, mas com qualquer ferramenta alimentada por IA. A OpenAi inclusive alerta para que nenhum usuário “compartilhe informação sensível em suas conversas”. A empresa destaca ainda que não pode excluir trechos específicos dos chats, que podem ser usados para treinamento do ChatGPT. 

Para contornar o problema, a OpenAI foi obrigada a desligar temporariamente o ChatGPT nesta segunda-feira. O serviço voltou ao ar no mesmo dia, no entanto, sem a barra lateral do histórico de bate-papo, substituída pela mensagem “o histórico está temporariamente indisponível”.

A empresa diz que está “trabalhando para restaurar o recurso o mais rápido possível” na sua última atualização da página de status do serviço. A investigação da causa do problema ainda está em andamento.

Imagem: Divulgação/OpenAI

Via: Bloomberg, The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!