A tecnologia MiniLED é um recurso presente em muitos monitores e TVs no mercado, geralmente desenvolvidos pelas fabricantes TCL, LG, Samsung e Philips. O recurso pode tornar a experiência do consumidor mais satisfatória, principalmente para quem busca por eletrônicos com ângulos de visão mais amplo e maior durabilidade. Confira, a seguir, o que caracteriza a tecnologia MiniLED utilizada em TVs e monitores.

Leia mais:

publicidade

O que é a tecnologia MiniLED?

MiniLED TV LG
Divulgação: LG

MiniLED é uma sigla inglesa que significa “Diodo Emissor de Luz em Miniatura” em tradução livre. A tecnologia, como já dito anteriormente, está presente em televisores e monitores e detém o intuito de reproduzir imagens com mais contraste. Basicamente, a tecnologia oferece várias camadas de construção que funcionam para exibir uma imagem rica em cores e brilho. Uma destas camadas funciona por retroiluminação: uma parede encrustada por LEDs minúsculos ilumina as camadas dianteiras. O resultado é a exibição de cores mais vivas e imagens profundas em níveis de preto, o que deve melhorar a qualidade de exibição em resolução HDR.

Vale destacar que muitos modelos oferecem uma camada extra, composta por pontos quânticos, que proporciona maior aprimoramento no índice de contraste. Isso é importante porque, durante a reprodução de cenas muito escuras, a tecnologia trabalha para deixar a visualização a mais nítida possível.

publicidade

Vantagens da MiniLED

  • Os mini LEDs são ativados e desativados separadamente, o que pode contribuir para melhorar o contraste durante a exibição de filmes com tons escuros;
  • Como nem todas as lâmpadas precisam ser ativadas ao mesmo tempo, é possível poupar mais energia;
  • Há um controle eficiente da luz, o que auxilia na reprodução de cores mais fiéis e melhora a exibição no formato HDR;
  • O sistema possui grande controle sobre as luzes LED, então dificilmente deve ocorrer a aparição de tons claros em pontos escuros;
  • O ângulo de visão demonstra mais amplitude do que LCDs convencionais;
  • As fabricantes utilizam material específico que auxilia no tempo de vida útil do aparelho.

Já assistiu aos novos vídeos noYouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!