Depois de “passar” por Saturno e Júpiter, a Lua continua sua “turnê mensal” de março pelos planetas do Sistema Solar “visitando” Vênus, com quem compartilha a mesma ascensão reta nesta sexta-feira (24), em um fenômeno conhecido como conjunção astral. 

Tomando por base um observador situado na cidade de São Paulo, a dupla será visível a partir das 8h47 (pelo horário de Brasília), continuando a ser observável até mais ou menos 20h.

Posição dos astros no céu no momento em que o par Lua e Vênus, em conjunção, se tornará visível da Terra nesta sexta-feira (24). Imagem: Solar System Scope

De acordo com o site In-The-Sky.org, a Lua estará com magnitude de -10.1, e Vênus com uma taxa de -4.0, ambos na constelação de Áries.  Quanto mais brilhante um corpo parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o objeto mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.

O par estará próximo o bastante para caber dentro do campo de visão de um telescópio e também será visível a olho nu ou com um par de binóculos.

publicidade

Por volta das 7h30, com os dois corpos ainda abaixo da linha do horizonte (portanto, fora do nosso campo de visão), ocorre o chamado appulse, termo que se refere à separação mínima aparente entre dois corpos no céu, de acordo com o guia de astronomia Starwalk Space.

O que diferencia as duas expressões é que, embora o termo “conjunção” também seja utilizado popularmente para representar uma aproximação aparente entre dois corpos, tecnicamente, a conjunção astronômica só ocorre no momento em que os dois objetos compartilham a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre).

Leia mais:

Depois de Vênus, o último planeta a fazer conjunção com a Lua em março será Marte (28). Essa série de conjunções ocorre em razão de o nosso satélite natural orbitar a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!