Escolher a placa de vídeo ou GPU certa para o seu PC desktop depende do tipo de uso que você planeja dar ao seu computador. Existem diferentes categorias de placas de vídeo no mercado, e cada uma é projetada para atender a diferentes necessidades. Vamos detalhar como escolher uma placa de vídeo para cada tipo de usuário:

Você também pode se interessar:

publicidade

Placa de vídeo para jogos no PC

Como escolher uma placa de vídeo para seu PC desktop
Imagem: Shutterstock

Se você deseja montar um PC para jogos, é essencial escolher uma placa de vídeo que possa lidar com os jogos atuais e futuros em alta qualidade gráfica e resolução. Aqui estão alguns fatores a serem considerados:

Desempenho

Verifique as especificações da placa, como a quantidade de núcleos CUDA (para placas NVIDIA) ou Stream Processors (para placas AMD), bem como a velocidade do clock. Quanto maior o número de núcleos e a velocidade do clock, melhor será o desempenho em jogos.

Memória

Preste atenção à quantidade e ao tipo de memória da placa de vídeo (GDDR5, GDDR6, etc.). Para jogos em resoluções mais altas, como 1440p ou 4K, é recomendável ter pelo menos 6 GB de memória.

Compatibilidade

Certifique-se de que a placa de vídeo seja compatível com a sua placa-mãe, fonte de alimentação e gabinete. Verifique se você possui os conectores corretos e espaço suficiente para acomodar a placa.

Orçamento

Considere o quanto você está disposto a investir na placa de vídeo. Existem opções mais econômicas e outras mais caras, com desempenho variável. Estabeleça um orçamento e compare o desempenho das placas disponíveis nessa faixa de preço.

Placa de vídeo para trabalho com programas pesados

Como escolher uma placa de vídeo para seu PC desktop
Crédito: Kaspars Grinvalds/Shutterstock

Se você trabalha com programas de edição de vídeo, modelagem 3D ou design gráfico, também precisará de uma placa de vídeo potente. Aqui estão algumas dicas:

GPUs profissionais vs. GPUs para jogos

Considere se você precisa de uma GPU profissional, como as da linha NVIDIA Quadro ou AMD Radeon Pro, otimizadas para tarefas de estações de trabalho e possuem drivers específicos. No entanto, GPUs para jogos, como as da linha NVIDIA GeForce ou AMD Radeon, também podem ser adequadas para muitas tarefas profissionais.

Memória

Escolha uma placa com bastante memória, preferencialmente com 8 GB ou mais, para lidar com arquivos grandes e evitar gargalos no desempenho.

Suporte a aceleração por hardware

Verifique se a placa de vídeo é compatível com os recursos de aceleração por hardware dos programas que você usa.

Placa de vídeo para atividades leves

Como escolher uma placa de vídeo para seu PC desktop
Imagem: Fizkes – Shutterstock

Se você pretende usar o PC para atividades como navegação na internet, assistir vídeos, trabalhar com documentos ou planilhas, uma placa de vídeo dedicada de alto desempenho pode não ser necessária. Nesse caso, considere estas opções:

Gráficos integrados

Muitos processadores (como os da Intel e AMD) possuem gráficos integrados suficientes para atividades básicas. Verifique se o processador escolhido possui gráficos integrados e se eles atendem às suas necessidades.

Placas de vídeo de entrada

Se você precisa de uma placa de vídeo dedicada, mas não precisa de alto desempenho, procure por modelos de entrada, como a NVIDIA GeForce GT ou AMD Radeon RX de menor potência. Essas placas geralmente são mais econômicas e oferecem desempenho suficiente para tarefas leves.

Afinal, qual placa de vídeo devo escolher?

Como escolher uma placa de vídeo para seu PC desktop
Imagem: Sdecoret / iStock

Em resumo, ao escolher uma placa de vídeo para montar seu PC desktop, considere o tipo de uso que você dará ao computador, o desempenho necessário, a quantidade de memória, a compatibilidade e o seu orçamento. Pesquise e compare as opções disponíveis no mercado e escolha aquela que melhor se adapta às suas necessidades e recursos financeiros.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!