A tela Super AMOLED é um display para celulares, criado pela Samsung, com LEDs orgânicos e sensores de toque no painel. Assim, as telas ficaram mais leves, finas e sensíveis ao toque, em comparação a modelos anteriores, com tela somente AMOLED.

Esse upgrade foi possível graças à substituição do vidro touchscreen por uma camada sensível ao toque dentro da tela AMOLED. Além da espessura fina, displays com essa tecnologia oferecem brilho alto e preto profundo. A seguir, o Olhar Digital te explica como esse tipo de tela funciona e quais são suas vantagens e desvantagens.

Leia mais:

Como a tela Super AMOLED funciona

Parte da tela de um Galaxy S9, da Samsung
Um dos modelos de celular da Samsung com tela Super AMOLED é o Galaxy S9 (Imagem: Wikimedia Commons)

Na prática, o Super AMOLED funciona por meio do mesmo princípio básico das telas AMOLED – isto é, telas OLED com matriz ativa. A diferença entre AMOLED e Super AMOLED é que o segundo tipo de painel traz sensor de toque desde seu processo de fabricação, o que literalmente aproximou as partes da tela. No caso do AMOLED, o sensor capaz de reconhecer toques de dedo é instalado à parte, com camadas de ar entre as partes. Por isso, o Super AMOLED é mais fino, tem ângulo de visão maior e nível de reflexo menor.

publicidade

Nesse tipo de display, a formação da imagem começa no TFT (Transistor de Película Fina), componente responsável por controlar a corrente enviada para a camada emissora de luz, composta de materiais orgânicos. Normalmente, essa camada é organizada numa matriz RGBG (PenTile) – com dois subpixels verdes, um vermelho e um azul. Mas o Super AMOLED Plus, por exemplo, adota o padrão RGB mesmo.

A Samsung lançou o Super AMOLED em 2010, quando o Galaxy S, primeiro modelo da linha, chegou ao mercado. Depois, outras marcas adotaram esse processo de fabricação com painel e sensor de toque unidos.

Vantagens da tela Super AMOLED

Galaxy S9, da Samsung, carregando em suporte de carregamento por indução
Telas Super AMOLED consomem menos bateria, graças à integração do sensor de toque ao painel (Imagem: Wikimedia Commons)

Em comparação às outras tecnologias usadas em telas de celulares – por exemplo, Retina Display e IPS LCD – as principais vantagens da tela Super AMOLED (além das citadas no começo deste texto) são: gasta menos bateria (graças à integração do sensor de toque ao painel), oferece visualização melhor ao ar livre (por ter nível de reflexo menor e brilho maior) e exibe cores mais vibrantes e saturadas.

Já em relação às suas desvantagens, dá para citar a taxa de atualização (taxa de frames por segundo) fixa. Ou seja, ela não varia dinamicamente. Além disso, é mais caro substituir esse tipo de tela, caso quebre, por conta do painel de toque integrado.

Fontes: Buscapé e Magazine Luíza

Imagem de destaque: Wikimedia Commons

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!