Além de atuar no mercado automotivo, a sul-coreana Hyundai também está presente na área de robótica. A empresa uniu o melhor dos dois mundos e criou uma espécie de frentista robô para carros elétricos.

A novidade chamada de ACR (sigla em inglês para “automatic charging robot”) é uma ferramenta de recarga automática projetada para conectar e carregar um EV sem qualquer interação com humanos.

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Como funciona o robô da Hyundai

Apresentando como conceito no ano passado, a montadora mostrou um protótipo em ação pela primeira vez em vídeo usando como “cobaia” o sedã Ioniq 6, que aparece primeiro estacionando sozinho na vaga de carregamento.

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  • O ACR consegue “conversar” diretamente com o carro, que abre automaticamente a porta de recarga. 
  • Em seguida, um sensor de câmera 3D ajuda o robô a identificar a localização correta da entrada.
  • Um braço robótico então conecta o carregador com cuidado no veículo.
  • Depois que o processo é concluído, o ACR retira o plugue do carro sozinho e fecha a porta de carregamento para o motorista seguir viagem.
O ACR usa sensores para alinhar com precisão o carregador e a porta de carregamento do veículo. Imagem: Divulgação/Hyundai

A montadora diz que, apesar de parecer simples no vídeo, o procedimento envolve uma série de variáveis, como informações sobre o local exato onde o veículo está estacionado e da porta de carregamento, clima e até o peso do cabo utilizado, tudo para garantir uma conexão mais segura. 

Para que o ACR consiga operar no mundo real, o laboratório de robótica da Hyundai também construiu uma estação de carregamento externa feita sob medida para testar e aprimorar o robô em diversas condições climáticas, por exemplo.

Pensando nisso, o protótipo conta com certificação IP65, o que significa que é impermeável e resistente à poeira, permitindo operar até em “ambientes extremos”, destaca a Hyundai. 

O ACR ajudará a tornar o carregamento de veículos elétricos mais fácil e conveniente (… ). Também melhorará a acessibilidade, principalmente para pessoas com barreiras de mobilidade

Dong Jin Hyun, chefe do Hyundai Group Robotics Lab
Um sensor a laser integrado identifica obstáculos estacionários e em movimento no meio do caminho para evitar acidentes (como fez ao alertar um pedestre no vídeo de demonstração abaixo). Imagem: Divulgação/Hyundai

A Hyundai também mencionou que a ideia é aumentar a eficiência do ACR com sistemas autônomos mais avançados, o que permitirá “carregar sequencialmente vários veículos estacionados” no mesmo local.

Apesar de não revelar muito, o plano é que o robô se mova entre vários veículos e consiga “pedir” que os carros se movam após o carregamento, liberando espaço para outro veículo, algo muito útil em estações de recarga muito movimentadas.

Quando o robô da Hyundai chega ao mercado?

Apesar dos avanços, o ACR ainda não está pronto para operação em larga escala. A empresa mostrará mais sobre a sua tecnologia na Seoul Mobility Show 2023, que começa nesta quinta-feira (30).

Enquanto isso, confira o vídeo do robô frentista abaixo.

Imagem principal: Divulgação/Hyundai

Via: Hyundai

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