Nesta terça-feira (29), a Microsoft confirmou que o Defender apresentou falhas ao sinalizar links legítimos como malwares, resultando em alertas falsos e problemas para administradores de sistemas. A empresa anunciou o ocorrido por meio do Twitter, informando que já está ciente da situação.

  • O Defender da Microsoft apresentou falhas ao sinalizar links legítimos como malware;
  • Administradores de sistemas relataram alertas falsos e problemas em redes sociais;
  • A Microsoft anunciou o erro pelo Twitter e afirmou estar ciente da situação;
  • Engenheiros estão investigando o incidente de serviço classificado como falso positivo;
  • A empresa está revisando a telemetria de monitoramento para desenvolver um plano de correção;
  • Código DZ534539 pode ser utilizado para rastrear o bug no portal do Microsoft 365 Admin Center.

Leia mais:

De acordo com relatos de administradores de sistemas nas redes sociais, o bug tem gerado um grande volume de mensagens de e-mail de alerta de alta gravidade para os usuários afetados.

A Microsoft afirmou que seus engenheiros estão investigando o incidente de serviço, classificado como falso positivo, e revisando a telemetria de monitoramento para desenvolver um plano de correção. O código DZ534539 pode ser utilizado no portal do Microsoft 365 Admin Center para rastrear o bug.

publicidade

Estamos investigando um problema em que links de URL legítimos estão sendo marcados incorretamente como maliciosos pelo serviço Microsoft Defender. Além disso, alguns dos alertas não estão exibindo o conteúdo conforme o esperado. Mais detalhes podem ser encontrados em DZ534539 no centro de administração.

Microsoft 365 Status no Twitter

Este erro do Defender, que é uma das principais ferramentas de segurança da Microsoft, está sendo amplamente discutido por administradores de sistemas em todo o mundo. A empresa confirmou que os usuários ainda conseguem acessar as URLs legítimas, apesar dos alertas falsos.

Posteriormente, a Microsoft indicou ter revertido adições feitas ao recurso Links Seguros, que teriam causado os alertas falsos.

Determinamos que adições recentes ao recurso Links Seguros resultaram em alertas falsos e posteriormente revertemos essas adições para corrigir o problema. Mais detalhes podem ser encontrados no centro de administração do Microsoft 365 em DZ534539.

Microsoft 365 Status no Twitter

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!