Existe vida além do TikTok? Não dá para negar que a rede social é o principal nome no segmento de compartilhamento de vídeos curtos, mas existem alternativas similares, mas com diferentes recursos ou outras propostas. A seguir, listamos 5 aplicativos parecidos com TikTok e explicamos um pouco de suas funcionalidades. E caso você ainda tenha dúvidas sobre o app chinês mais famoso no momento, explicamos por aqui o que é e como funciona o TikTok.

Leia também:

Kwai

Celular com a logo do aplicativo Kwai
App surgiu cinco anos antes do TikTok. Imagem: Alison Nunes Calazans/Shutterstock

O maior concorrente do TikTok é também um app chinês, e a briga pela preferência dos usuários é acirrada. Inclusive, antes de supor que é uma espécie de clone, vale dizer que o Kwai é mais antigo e existe desde 2011. De todo modo, hoje ambos apps são parecidos em sua proposta e têm interfaces e recursos similares. Talvez o grande diferencial do Kwai seja o funcionamento do algoritmo, que costuma privilegiar conteúdos bem produzidos, independentemente da popularidade de quem publica. Já o TikTok costuma favorecer perfis com mais seguidores. Caso você queira saber mais, explicamos aqui as principais diferenças entre os aplicativos.

Snapchat

mulher usando filtro do Snapchat
Embora menos popular, Snapchat também é Imagem: Shutterstock

Outro veterano e influente nome nesta lista de aplicativos parecidos com TikTok é o Snapchat, lançado em 2011. Foram os snaps, postagens que se apagavam 24 horas após sua publicação, a inspiração para os stories do Instagram. E, claro, o Snapchat influenciou o TikTok e também ocorreu o contrário: hoje, ambos apps apresentam recursos similares em aspectos como edição de vídeo e monetização. Porém, o diferencial do Snapchat está no campo da privacidade, com mais recursos para limitar a visualização dos snaps, por exemplo. Mais um destaque está nos Snap Originals, séries originais criadas para a plataforma.

publicidade

Funimate

Funimate é um dos aplicativos parecidos com TikTok
App tem foco na edição de vídeo. Imagem: AVCR Inc./Divulgação

Aqui, a proposta é, sobretudo, oferecer uma ampla gama de ferramentas de edição de vídeo. O Funimate é, em primeiro lugar, um editor de vídeo. E são muitos recursos e opções de customização para criadores. Porém, há ainda um aspecto social, e há uma área para os usuários compartilharem suas criações e verem também o trabalho de outras pessoas. No entanto, o lado negativo é que, similar a outros editores de vídeo, o app restringe muitos recursos aos assinantes. De todo modo, é possível aproveitar um tanto dos recursos, mesmo sem pagar. Logo, também é uma boa opção entre os aplicativos parecidos com TikTok.

Likee

Likee é um dos aplicativos parecidos com TikTok disponíveis na atualidade.
Imagem: Antes, app era chamado LIKE Video. Imagem: Likee/Divulgação

Opção especialmente amigável para quem está familiarizado com o TikTok, o Likee uma interface parecida com a de seu maior concorrente, além de recursos parecidos. Apesar de ser um app menos conhecido, ele tem uma comunidade sólida, inclusive no Brasil. Dos pontos a se destacar, vale há uma aba inteiramente dedicada a transmissões ao vivo, disponível para todos usuários. Portanto, é uma diferença significativa em relação ao TikTok, que exige que o perfil tenha ao menos mil seguidores para utilizar o recurso, como explicamos aqui.

Triller

Plataforma tem atraído celebridades e músicos. Imagem: Triller/Divulgação

Mais um aplicativo parecido com TikTok mas com alguns diferenciais interessantes. Nos últimos tempos, a rede social tem conquistado a adesão de celebridades, incluindo músicos como Justin Bieber e Cardi B. Aliás, a música é ponto crucial no Triller, que apresenta um sistema de busca refinado por conteúdos que utilizam canções e trilhas. Assim, há também uma navegação bastante organizada, que possibilita encontrar com mais facilidade vídeos conforme o conteúdo desejado. No mais, a interface também é parecida com a do TikTok, com recursos similares e bons recursos para edição de vídeo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!