Fundada por ucranianos, a Highland Systems virou sinônimo de projetos extravagantes. Uma das últimas novidades anunciadas pela empresa é o Kronos, um submarino a jato híbrido e blindado.

Com visual inspirado na arraia manta, o modelo conta com asas dobráveis e muita potência a bordo. Anunciado em agosto do ano passado, a novidade já está em construção e foi projetado tanto para fins comerciais, como para operações militares e de resgate.

Saiba mais sobre o Kronos

  • Com pouco mais de 9 m de comprimento, o Kronos pesa algo em torno de 10 toneladas.
  • Suas asas se dobram para cima, como no exemplo abaixo, o que facilita na hora de levar o “brinquedo” por aí sem causar problemas no meio do caminho.
Submarino Kronos tem forma de arraia, asas dobráveis e propulsão a jato
Imagem: Divulgação/Highland Systems
  • Seu sistema híbrido combina um gerador a diesel com um motor elétrico.
  • O resultado são 1.200 cavalos de força que impulsionam um sistema de propulsão a jato de água.
  • Além do motorista, é possível acomodar 10 passageiros no interior do submarino.
Interior do Kronos.
Interior do Kronos. Imagem: Divulgação/Highland Systems

Veja também:

publicidade

O Kronos pode mergulhar até 100 metros de profundidade e alcança até 250 m de “profundidade crítica máxima”, diz a fabricante. Seu suprimento de ar na cabine, por sua vez, dura por até 36 horas.

Agora, vamos aos números de desempenho. A Highland diz que o submarino atinge até 80 km/h na superfície e até 50 km/h debaixo d’água. As baterias são suficiente para navegar por até 36 horas no modo elétrico, já o gerador a diesel adiciona mais 18 horas. No total, são 54 horas de autonomia.

Submarino Kronos tem forma de arraia, asas dobráveis e propulsão a jato
Imagem: Divulgação/Highland Systems

Também há um sistema de iluminação adaptável e de ar-condicionado a bordo, além de locais dedicados para instalar torpedos.

No fim, apesar de parecer algo que saiu de um filme de fição, a fabricante já divulgou imagens de um exemplar aparentemente pronto para a ação nos Emirados Árabes, onde fica a sede atual da empresa.

Vale mencionar que a Highland também atua no segmento de drones militares e robôs terrestres para trabalhos em missões perigosas. A companhia também está apostando as suas fichas em um programa que visa eletrificar tanques de batalha e veículos militares usando sistemas híbridos.

Imagem principal: Divulgação/Highland Systems

Via: Highland Systems

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!