Os efeitos das mudanças climáticas já podem ser sentidos, como o aumento do nível do mar, que de acordo com medições realizadas durante 30 anos por satélites da NASA está subindo em grandes e mensuráveis quantidades.

Desde 1993, quando os níveis começaram a ser medidos, o mar subiu 9,1 centímetros. De 2021 para 2022 o aumento foi de 0,27 sentimentos, abaixo da média anual por causa do La Niña que resfria os oceanos, mas ainda sim um prenúncio do que está por vir.

Com base nas medições, a taxa projetada é de que o aumento seja de 0,66 centímetros por ano até 2050. No ano passado, a NASA já havia estimado que o mar na costa dos Estado Unidos estaria 30 centímetros acima de onde se encontra atualmente daqui 30 anos, com a situação podendo ser muito pior em outros lugares. 

As duas principais consequências do aquecimento global, responsável pelo aumento do nível dos oceanos, são o derretimento das galerias e das camadas de gelo e a expansão da água do mar. Em 2022, a Antarctica experimentou um derretimento acima da média e a Groenlândia a muito tempo tem sido um dos principais contribuintes para o aumento.

publicidade

Leia mais:

Cálculo do nível do mar

A melhor forma de medir as taxas de aumento do nível do mar é através de equipamentos espaciais em satélites. O nível do mar começou a ser medido em 1993, na missão TOPEX/Poseidon, parceria entre França e EUA, depois disso as missões com o mesmo propósito foram lideradas pela NASA, ESA e Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).

Para calcular o nível do mar, altímetros de radar localizados em satélites refletem micro-ondas na superfície marítima e calculam o tempo que o sinal levará para chegar e voltar, assim como a intensidade do retorno das ondas.

As medidas feitas a partir dos satélites são combinadas com as observações terrestres que são realizadas a quase um século e com medições de gases do efeito estufa na atmosfera, da massa de gelo e do movimento terrestre o que permite que os cientistas tenham maior conhecimento de como e porque os níveis do mar estão subindo.

Consequências do aumento

A mediação do nível do oceano é essencial para que os governos federais construam ações públicas de suporte para as comunidades costeiras que são as principais afetadas pelo aumento do nível do mar.

À medida que o mar aumenta pelo menos 800 milhões de pessoas em cidades como  Miami, Nova York, Bangkok, Xangai, Lima (Peru), Cidade do Cabo e muitas outras sofreram com a incursão da água. 

Além dos efeitos causados no mar, as mudanças climáticas também estão causando inúmeros outros efeitos no planeta, por causa disso os satélites também estão rastreando a concentração de gases como o dióxido de carbono na atmosfera.

Acompanhar os gases de efeito estufa que adicionamos à atmosfera nos diz o quanto estamos pressionando o clima, mas os níveis do mar nos mostram o quanto ele está respondendo. Essas medições são um parâmetro crítico para o quanto os humanos estão remodelando o clima

Josh Willis, oceanógrafo do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em resposta ao ScienceAlert

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!