O Brasil e a China confirmaram nesta sexta-feira (14) parcerias em várias frentes importantes, incluindo a cooperação entre as nações na concorrida área de semicondutores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o líder chinês Xi Jinpin e firmou ao todo 15 acordos.

Entre eles, os destaques ficam para a construção de um sexto satélite para monitorar a Amazônia e o desenvolvimento de tecnologias como 5G, internet e segurança cibernética.

Leia mais:

Diferentes de países como o EUA, que proibiram o uso de produtos chineses na área de telecomunicações, o Brasil vai no caminho oposto e deseja atrair investimentos de gigantes chinesas como a Huawei na área — nesta quinta-feira (13), Lula inclusive visitou um centro de pesquisa da empresa em Xangai.

publicidade

Em entrevista à Reuters, o assessor de política externa do governo, Celso Amorim, disse ainda que o Brasil não vetará a instalação de uma fábrica chinesa de semicondutores em solo nacional. O interesse é desenvolver a tecnologia por aqui com a ajuda da China.

Os dois países também concordaram em “explorar mecanismos” para cooperar nas áreas de pesquisa científica, tecnológica e inovação industrial, o que envolve o intercâmbio de cientistas e trabalhos científicos.

BYD também recebeu incentivo do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se reuniu com executivos da BYD durante visita à China. O governo brasileiro ofereceu um novo incentivo para que a montadora consiga instalar sua fábrica de carros elétricos na Bahia. 

Vale lembrar que a marca estava perto de assumir uma antiga fábrica da Ford, entretanto, a negociação pelo parque industrial de Camaçari travou. Segundo fontes anônimas ouvidas pela Reuters, a oferta inclui um local alternativo onde a BYD possa construir uma nova planta do zero caso a Ford desista do negócio. 

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal