Que o ChatGPT propicia aos humanos verdadeira exposição de sua capacidade criativa, todos já sabem. E, a cada dia que passa, vemos mais e mais novidades que rodeiam a impressionante tecnologia.

Um dos apps recentes mais interessantes que se utiliza do ChatGPT é o Web98, que usa a tecnologia para que o usuário digite qualquer URL, real ou fictícia, e instantaneamente produzir uma página da web sob medida reminiscente da internet do meio dos anos 1990.

Leia mais:

Criado pelo designer de navegadores, Nate Parrott, o Web98 é um simples, nostálgico e de pensamento provocador.

publicidade

Funcionamento do Web98 em detalhes

Quando o usuário digita uma URL no Web98, ele a envia ao ChatGPT e o combina com um comando escrito previamente por Parrott. O comando diz ao chatbot para que ele se comporte como uma página da web dos anos 1990, usando sua habilidade de gerar códigos para produzir HTML em conjunto com a URL fornecida.

O aplicativo de Parrott solicita à tecnologia da OpenAI que crie um site amigável e sendo uma “versão de realidade alternativa de 1996” – apesar de o app se chamar Web98.

Demonstração do poder da IA generativa

Apesar de ser um aplicativo simples e até um tanto “bobo”, o Web96 é mais uma ferramenta que demonstra todo o poder da IA generativa, especialmente o ChatGPT, que está entre nós desde novembro do ano passado.

Dentro deste contexto, ele é capaz de nos mostrar uma realidade alternativa da internet dos anos 1990, na qual podemos desde “conhecer” sites inexistentes a até reinventar portais sofisticados de nossa era.

Objetivo atual do Web98

Por enquanto, o Web98 é um experimento em estilo hobby, mais voltado para a diversão do que para o consumidor final. Como dito no segundo parágrafo desta reportagem, o app não está disponível nem na App Store, nem na Play Store. Contudo, se você quiser testar a novidade em sua versão beta, primeiramente é necessário possuir um dispositivo iOS. A seguir, baixe o TestFlight e adquira sua própria chave de API da OpenAI, que é cobrada. O link para aderir ao teste é este.

Se você for adiante e testar o app, notará que também pode modificar o comando amigável da internet de 1996 que Parrott incluiu para criar diferentes tipos de sites. O programador diz que uma de suas modificações favoritas é a geração de sites maldosos para os visitantes.

Com informações de Bloomberg

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!