O VA, ou Alinhamento Vertical, é um tipo de tecnologia para painéis LED, caracterizado por uma melhor contraste e profundidade de imagem entre os outros tipos principais de painéis, seja em computadores, celulares, smartwatches ou televisores.

A maioria das tecnologias de LCD faz uso de um material orgânico líquido para os pixels e na tecnologia de Alinhamento Vertical não é diferente, esse nome significa simplesmente que os pixels correm verticalmente para o substrato de vidro em que são usados.

Leia também:

Como o Alinhamento Vertical Funciona?

Como funciona o Alinhamento Vertical
Alinhamento Vertical (VA). Imagem: Olhar Digital.

Quando uma tela de LCD é desligada, ou seja, quando não há corrente elétrica passando pelas células de cristal líquido, essas células se alinham verticalmente entre os substratos de vidro. A disposição alinhada verticalmente impede que a luz passe e, como resultado, esse tipo de tela é capaz de produzir um fundo preto bastante profundo.

publicidade

Quando o LCD é ligado, os cristais líquidos recebem uma corrente elétrica, fazendo com que as células mudem para uma posição horizontal entre os substratos, permitindo a passagem da luz. 

Como em muitas tecnologias de LCD, o Alinhamento Vertical precisa de uma luz de fundo. Quase qualquer cor de luz de fundo pode ser usada para proporcionar o efeito visual necessário mas, como neste caso o fundo é escuro, os efeitos de cor funcionam particularmente bem em telas VA, alcançando proporções de contraste altas, de mais de 1000:1, com amplos ângulos de visão.

Quais as vantagens do Alinhamento Vertical?

Monitor com Alinhamento Vertical
Monitor com Alinhamento Vertical. Foto: Acer/divulgação

Todos os LCDs são capazes de produzir fundos pretos, mas aqueles produzidos utilizando a tecnologia de Alinhamento Vertical são tipicamente mais fortes e mais escuros, além disso, telas VA podem oferecer uma alternativa mais econômica para telas LCD coloridas e um bom tempo de resposta.

Entretanto, as tecnologias de VA menos avançadas sofrem em termos de transição de cores, ou seja, quando a tela muda de uma cor para outra, ela cria uma forma mínima de distorção, que pode atrapalhar alguns usuários, como os que buscam monitores ideais para jogos, por exemplo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!