Um robô-táxi autônomo da Waymo se envolveu em uma situação bastante curiosa na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos. Durante um desfile de rua, um policial pediu que o carro autônomo parasse para permitir a passagem de outro veículo.

O episódio foi registrado em vídeo e postado no TikTok pelo passageiro Johnny Romano, que estava no banco de trás do veículo autônomo Jaguar.

Vídeo relacionado

Leia mais:

No vídeo, ele tenta explicar ao policial que não há ninguém dirigindo o carro e que ele não pode se mover. O vídeo já teve mais de 14 milhões de visualizações na plataforma.

publicidade

Senhor, não podemos nos mover. Desculpe. Este carro não nos deixa andar. Não estamos dirigindo.

Johnny Romano em diálogo com o policial no vídeo abaixo
@johnnyromano3

POV: youre in a self driving car and the police get involded

♬ original sound – Johnny Romano

Romano disse ao Business Insider que foi a primeira vez que andou em um carro autônomo e que ficou impressionado com a maneira como o veículo da Waymo lidou com a situação. Segundo ele, o carro já havia enfrentado o mesmo desfile anteriormente e tentado evitá-lo contornando o quarteirão, mas acabou se deparando com a frente do desfile novamente.

Ainda de acordo com o Business Insider, um representante da Waymo entrou em contato com os passageiros quando o problema ocorreu e permaneceu na linha até que chegassem ao destino. A Waymo informou que está utilizando aprendizado de máquina avançado para ensinar os veículos a responder a sinais manuais e placas de construção.

publicidade

O mais impressionante, no entanto, é que o robô-táxi Jaguar I-Pace autônomo supostamente fez exatamente o que deveria ter feito, movendo-se para o lado da estrada conforme instruído pelo policial, o que pode ser visto no vídeo postado no TikTok.

Neste caso específico, o veículo da Waymo se moveu para o lado conforme desejado e, em seguida, fez uma curva de várias etapas e saiu com sucesso da pista bloqueada dentro de 90 segundos após a interação com o policial.

Porta-voz da Waymo ao Business Insider

O passageiro também confirmou a eficiência do carro em um vídeo publicado posteriormente, em que disse que toda a situação levou apenas cerca de dois minutos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!