O primeiro lançamento completo da Starship junto com o Falcon Heavy não foi como o esperado. No entanto, apesar do maior foguete do mundo ter explodido nos céus, ainda existem motivos para comemorar, já que o maquinário gigante conseguiu decolar. No entanto, o cronograma da SpaceX certamente deve ser afetado pela falha. Veja o que já sabemos dos próximos passos.

  • Assim que houve a explosão, Elon Musk, CEO da empresa, disse no Twitter que um novo teste vai ser feito nos próximos meses;
  • No entanto, ainda não está claro se isso será possível, já que não sabemos ao certo o estágio de produção das outras unidades do Starship;
  • Além disso, a base de Boca Chica, no Texas, sofreu danos com o lançamento;
  • Outro ponto é que os cientistas precisam entender o que deu errado desta vez para evitarem uma nova explosão.

A SpaceX ainda não detalhou o erro que levou a Starship a explodir depois da decolagem. A empresa tão pouco divulgou fotos oficiais sobre o ocorrido. Mas o NASASpaceflght conseguiu imagens mostrando os danos na Starbase.

Tudo isso, indica um tempo longo de preparação para que uma nova tentativa de lançamento do maior foguete do mundo ocorra. O engenheiro espacial Jonathan A. Goff escreveu no Twitter que podem ser necessários nove meses para que todo o dano seja reparado. 

Acho que com o dano do bloco e a necessidade de retrabalhar a infraestrutura de lançamento, provavelmente estamos pelo menos 7 a 9 meses antes de nosso próximo voo Starship/Super heavy de qualquer tipo. 1 ano para chegar a um voo totalmente orbital e bem-sucedido foi sendo muito otimista

Jonathan A. Goff

Starship vai demorar para voar? Se depender de Musk não

A previsão de Musk é bem mais otimista, em uma resposta no Twitter, o bilionário disse que pretende fazer uma nova tentativa em um período entre 1 e dois meses. 

publicidade

Leia mais:

Ainda de acordo com Musk, a equipe está desenvolvendo uma “enorme placa de aço refrigerada a água para ficar sob o suporte de lançamento”. O equipamento não estava pronto na semana passada, mas deve estar na próxima tentativa. O dispositivo tem a função de reduzir os danos à Starbase.

Se o tempo de Musk vai ser cumprido ainda não dá para saber. O certo é que os engenheiros da SpaceX vão ter bastante trabalho nas próximas semanas antes de uma nova data para o lançamento da Starship.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!