O Google baniu 173 mil desenvolvedores de software em 2022 para proteger a Play Store de malwares ou fraudulentos. A empresa estima que conseguiu impedir cerca de 1,43 milhão de aplicativos que violam suas políticas.

  • O Google estima que o banimento das centenas de milhares de desenvolvedores evitou mais de US$2 bilhões em prejuízos com transações fraudulentas e abusivas;
  • Outra medida foi a elaboração de kits de desenvolvimento de software (SDK) que restringem o acesso de dados confidenciais e impedem seu compartilhamento, o que garantiu que cerca e 1 milhão de aplicativos da loja melhorassem suas “postura de privacidade”;
  • Nos últimos 3 anos, o Google afirma que suas proteções e reforços de suas políticas para Android impediram cerca de 500 mil aplicativos de acessarem as informações confidenciais dos usuários.

Para realizar os bloqueios, a empresa afirma ter implementado requisitos adicionais para desenvolvedores, como verificação de identidade por telefone e e-mail.

publicidade

Leia mais:

Em 2022, evitamos que 1,43 milhão de aplicativos que violam políticas fossem publicados no Google Play, em parte devido a novos e aprimorados recursos de segurança e aprimoramentos de políticas — em combinação com nossos investimentos contínuos em sistemas de aprendizado de máquina e processos de revisão de aplicativos.

Também continuamos a combater desenvolvedores mal-intencionados e redes de fraude, banindo 173 mil contas e evitando mais de US$ 2 bilhões em transações fraudulentas e abusivas.

Google Security em comunicado.

Para auxiliar os desenvolvedores, o Google expandiu o seu Helpline que dá suporte direto via telefone para questões relacionadas às políticas da Play Store.

publicidade

Google exigirá que aplicativos permitam a exclusão de conta e dados

Recentemente, o Google anunciou sua nova política que exigirá que os aplicativos contem com uma opção que permite o usuário excluir a sua conta e dados.

“Para aplicativos que permitem a criação de contas de aplicativos, os desenvolvedores precisarão, em breve, fornecer uma opção para iniciar a exclusão de contas e dados de dentro do aplicativo e online”, disse o Google em comunicado.

publicidade

Para mais informações acesse a matéria completa.

Com informações de Bleeping Computer.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!