A International Business Machines (IBM) disse que irá interromper as contratações para cargos que acredita que podem ser substituídos por Inteligência Artificial (IA) nos próximos anos. À Bloomberg News, o CEO da companhia, Arvind Krishna, destacou principalmente o recrutamento para funções administrativas, como na área de Recursos Humanos

Funções não voltadas para o cliente, como Krishna categorizou, totalizam cerca de 26 mil trabalhadores da IBM. Segundo a projeção do executivo, 30% disso será possivelmente substituído por IA e automação — o que significa 7.800 vagas substituídas pela tecnologia. 

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Eu poderia ver facilmente 30% disso sendo substituído por IA e automação em um período de cinco anos.

Arvind Krishna, CEO da IBM, à Bloomberg News. 

De acordo com um porta-voz, a redução inclui também os cortes de funções por desgaste ou por se tornar obsoleta. O plano marca uma das maiores estratégias de força de trabalho anunciadas em resposta ao rápido avanço da tecnologia. 

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A notícia vem com surpresa (mas nem tanto) para os que não acreditavam que algo neste sentido pudesse ocorrer devido o boom da inteligência artificial — ao menos não tão rapidamente.

A ferramenta consegue automatizar o atendimento ao cliente, já que cria sozinha textos e códigos, mas se a mudança é segura ou viável, é outra questão — a IA não é capaz de substituir toda a participação humana nas funções, mas tem sua colaboração na criatividade, inovação e otimização, conforme análise do sócio e diretor de inovação e criatividade na DreamONE, Ricardo Tarza. Confira aqui análise completa! 

Recentemente, o próprio ChatGPT também deu sua opinião e listou não apenas quais vagas podem ser afetadas pela sua chegada, mas em quanto tempo isso irá acontecer. Veja aqui

Atualmente, a IBM emprega cerca de 260 mil trabalhadores e continua contratando para funções de desenvolvimento de software e atendimento ao cliente. Vale lembrar que a companhia também entrou na onda das demissões e anunciou, no início do ano, um corte de 5 mil funcionários. 

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