Há centenas de anos, uma espécie de peixe canibal que passa a maior parte do tempo no fundo do oceano, de alguma forma, encontrou um caminho para as areias da costa oeste norte-americana. E, até hoje, os cientistas não conseguem entender como nem por quê.

A mais recente aparição de um lanceta, como a espécie é conhecida, foi em uma praia no estado de Oregon, conforme relatado por autoridades locais na segunda-feira (1º) e publicado por alguns perfis no Twitter. O episódio traz à tona mais especulações sobre por que essa criatura abissal ocasionalmente aparece em terra.

Segundo Elan Portner, biólogo marinho do Scripps Institution of Oceanography, em San Diego, um dos lugares onde foram encontrados lancetas na areia, esses peixes prateados e gelatinosos são os Alepisaurus ferox, “um nome científico que se traduz em algo como lagarto sem escamas ou dragão sem escamas”.

Portner, que estuda lancetas há cerca de dez anos, disse ao jornal The New York Times que esse peixe aparece em terra “há pelo menos três séculos” e que “ninguém sabe por quê”.

publicidade

Podendo ultrapassar seis metros de comprimento, a espécie é uma das maiores a vagar nas profundezas oceânicas, um habitat difícil e caro de estudar. No entanto, o surgimento desses peixes nas praias ajuda os pesquisadores nesse sentido.

Leia mais:

Como os lancetas conseguem engolir suas presas quase inteiras, esses peixes são praticamente depósitos de amostras do fundo do mar. “Seus estômagos são basicamente pequenos refrigeradores que mantêm nossas amostras em condições realmente boas até que possamos levá-las ao laboratório”, disse Portner.

Segundo ele, várias espécies de águas profundas foram descritas a partir de indivíduos encontrados nos estômagos de lancetas, como algumas “que ninguém viu antes”.

Os pesquisadores também costumam encontrar lancetas menores nos estômagos dos espécimes que encalham. “Eles são bastante canibais”, disse Portner, explicando que isso acontece porque a espécie é muito abundante.

Benjamin Frable, ictiólogo (especialista em peixes) da mesma instituição onde Portner trabalha, tem algumas ideias sobre por que os lancetas vão parar na areia: eles poderiam acabar se aproximando demais da costa ao perseguirem presas em águas mais rasas. 

Publicações nas redes sociais podem ajudar a desvendar o mistério

Esta semana, o Oregon State Parks publicou no Facebook a foto de um lanceta que, segundo a agência, foi encontrado vivo e “ajudado a voltar para o oceano”.

Several lancetfish have washed ashore on Oregon’s beaches the last few weeks from Nehalem south to Bandon. These…

Publicado por Oregon State Parks em Segunda-feira, 1 de maio de 2023

O órgão pediu aos moradores de Oregon que encontrarem o peixe que postassem fotos e marcassem sua conta e a da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Isso ajudaria a resolver o mistério do encalhe desses peixes, segundo Portner. “Postar sobre os avistamentos nos permite ter mais observação de registros em terra e, talvez, obter mais dados nos ajude a começar a entender por que esses peixes aparecem nas praias”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!