No próximo sábado, dia 7 de maio, será transmitida ao vivo a coroação do rei Charles III e da rainha Camilla do Reino Unido, um evento que não acontece há 70 anos.

Leia mais:

publicidade

Quando e onde assistir à coroação do Rei Charles III

charles iii coroação
Imagem: Salma Bashir Motiwala / Shutterstock.com

A cerimônia será transmitida pela Globonews na TV, a partir das 6h, e também estará disponível no Globoplay e G1, com sinal aberto para não assinantes.

O sinal da GloboNews ficará aberto durante a cobertura no Globoplay e nas operadoras. No YouTube, a cerimônia deve ser transmitida no canal oficial da família real, assim como o funeral da rainha Elizabeth II. O canal de televisão britânico Sky News também cobrirá a coroação no YouTube.

A apresentadora Cecília Flesch ancorará a transmissão no Brasil, com tradução de Anna Vianna e comentários do historiador Francisco Vieira, dos comentaristas internacionais Marcelo Lins e Marita Graça e dos correspondentes Cecília Malan, Rodrigo Carvalho, Murilo Salviano e Natalie Reinoso, que trarão informações direto de Londres.

A cerimônia de coroação começará às 6h20 (horário de Brasília), quando o casal sairá em procissão do Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster, onde chegarão pouco antes das 7h. A cerimônia propriamente dita começa às 7h e deve durar cerca de duas horas. Às 9h (horário de Brasília), eles voltam em procissão ao Palácio de Buckingham.

Como funciona a coroação?

Durante a cerimônia, o rei Charles III passará por cinco etapas: reconhecimento, juramento, unção, investidura e coroação, entronização e homenagem. A rainha Camilla também será coroada, mas, como rainha consorte, a cerimônia é mais simples. Ela será ungida, coroada e entronizada e não precisará fazer o juramento.

A cerimônia acontecerá na Abadia de Westminster, que já foi palco de 38 coroações desde 1066. Lá aconteceram também 17 casamentos reais desde 1100, incluindo o da rainha Elizabeth II com o príncipe Philip em 1947 e do príncipe William com Kate Middleton em 2011. Há 30 reis e rainhas sepultados na Abadia de Westminster, como Eduardo, o Confessor, que mandou construir o templo e morreu em 1066.

A família real britânica estará presente no evento. Espera-se que o príncipe William e Kate Middleton estejam presentes, assim como os netos e netas de Charles e líderes de Estado e da nobreza britânica. O príncipe George, filho mais velho do casal, está confirmado na coroação e será um dos pajens do rei.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!