De acordo com veículos de comunicação do Vietnã, a última fêmea de uma espécie de tartaruga gigante foi encontrada morta  no dia 21 de abril, no lago Đồng Mô, na capital vietnamita de Hanói, condenando a espécie a extinção.

O animal encontrado morto é um tartaruga gigante de casca mole do Yangtze, média cerca de 1,5 metros e pesava 93 quilos. Ela era um dos últimos quatros indivíduos da espécie, restando agora, apenas três machos: dois na China e um vivendo no lago Xuân Khanh, também em Hanói.

De acordo com o chefe do departamento econômico da cidade de Son Tay, Phung Huy Vinh, em resposta ao VnExpress, a causa da morte ainda não foi confirmada. 

Depois do anúncio da morte da tartaruga na mídia vietinamita chefe do Programa de Tartarugas Asiáticas para a Conservação Indo-Mianmar, Tim McCormack. confirmou as informações do falecimento do animal ao jornal Times.

publicidade

É o mesmo indivíduo que temos monitorado nos últimos anos. É um verdadeiro golpe. Era uma fêmea grande que obviamente tem grande capacidade reprodutiva. Ela poderia ter colocado cem ovos ou mais por ano.

Tim McCormack

Leia mais:

Existe esperança?

Até recentemente a última fêmea conhecida de uma tartaruga gigante de casca mole do Yangtze no mundo era um indivíduo chinês que morreu após uma tentativa de inseminação artificial. Após o fracasso foi descoberto que outra fêmea vivia no Vietnã, o que deu esperanças.

Agora, com a morte da tartaruga, pelo menos por enquanto, a extinção da espécie é certeira. Mas outras fêmeas e até mesmo machos do animal podem estar escondidos por aí, esperando serem descobertos, mas não há confirmação.

A tartaruga gigante de casca mole do Yangtze, também é conhecida como tartaruga Hoàn Kiếm e tartaruga mole de Swinhoe. Ela é a maior espécie de tartaruga de água doce, e antes da perda do seu habitat e da caça excessiva, viviam no norte do Vietnã e no sul da China. 

Para os vietnamitas, a espécie tem uma importância cultural muito grande, podendo estar ligada a muitas lendas envolvendo a tartaruga dourada e até mesmo a afastar inimigos estrangeiros do Vietnã. Por causa disso a perda da última fêmea de tartaruga gigante tem causado comoção em todo país.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!