O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (15), um novo recurso chamado “Proteção de conversas”. Segundo a rede social da Meta, ele protege conversas específicas “com mais uma camada de segurança”. Na prática, significa que agora dá para proteger chats com a senha do seu aparelho ou biometria (por exemplo, digital).

Leia mais:

Ao proteger uma conversa, você a remove da caixa de entrada principal e a coloca em outra pasta, que só pode ser acessada com o tipo de senha escolhida. Recurso também esconde automaticamente o conteúdo dessa conversa nas notificações.

Novo tipo de proteção no WhatsApp

De acordo com a empresa, novo recurso terá uma série de utilidades para os usuários.

publicidade

“Funcionalidade será ótima para pessoas que precisam compartilhar seus telefones de vez em quando com um familiar ou para aqueles momentos em que outra pessoa está segurando seu telefone no momento exato em que chega uma mensagem especial.” – trecho de artigo publicado no blog oficial do WhatsApp.

Para proteger uma conversa, basta tocar no nome da pessoa ou grupo e selecionar a opção de bloqueio. Para revelar essas conversas depois, você vai precisar arrastar sua caixa de entrada lentamente para baixo a insira a senha do seu celular ou a biometria.

Pessoa conversando com alguém no WhatsApp num iPhone
(Imagem: Kyna Studio/ Shutterstock)

Rede social também informou que vai adicionar outras opções ao novo recurso nos próximos meses. Entre eles, estão: proteção de aparelhos adicionais e criação de uma senha personalizada para conversas.

Em relação à segunda, empresa explicou que, por meio dela, você vai conseguir blindar conversas com uma senha diferente da usada para proteger seu celular. Ou seja, essa camada nova de segurança vai ficar ainda mais personalizável.

Editor de mensagens

Lupa sobre QR code do WhatsApp Web, aberto numa tela de computador
(Imagem: Dennizn/Shutterstock)

O WhatsApp também começou a explorar o recurso de editar mensagens. A versão Web Beta recebeu a atualização 2.2319.9, na qual uma das principais novidades é a opção de editar mensagens após o envio.

Até o momento, a novidade está sendo disponibilizada somente a alguns usuários da versão Web na plataforma Beta. Mas usuários da versão para Android também afirmaram encontrar indícios da mudança, mesmo sem ter acesso à nova função.

Alguns deles afirmaram conseguir acessar o informativo “Essa mensagem foi editada para todos neste chat na versão mais recente do WhatsApp”.

Essa versão está sendo disponibilizada para alguns usuários que aderiram à versão Beta e deverá chegar para mais usuários ao longo das próximas semanas. Contudo, ainda não há previsão da chegada desse novo recurso aos demais aplicativos e à versão web do WhatsApp estável.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!