Em evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), realizado nesta quinta-feira (18), o CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT, Sam Altman, defendeu a regulação da IA no mundo todo, ao expressar sua visão de que regulá-la não será fácil, mas que a sociedade deverá achar caminhos para isso.

O evento do qual Altman participou foi “O futuro da inteligência artificial e o Brasil“, bate-papo que, depois, foi estendido a jornalistas, no qual foi discutido como nosso País poderá lidar com a IA, em momento no qual ela está crescendo cada vez mais.

publicidade

Leia mais:

Escopo do bate-papo

Participaram da conversa a cientista da computação, pesquisadora e ativista brasileira, Nina Hora; o membro do grupo técnico da OpenAi, Felipe Such; e o diretor-executivo da Fundação Lemann, Deniz Mizne, que atuou como mediador da mesa. O evento teve realização da Fundação Lemann.

publicidade

Para Altmann, apesar de simpatizar com o motivo pelo qual a sociedade pede pausa no desenvolvimento da IA, mas, para ele, esse movimento não faz sentido. Porém, além de pedir a regulamentação internacional da IA, o CEO da OpenAI defende o estabelecimento de padrões de segurança por empresas e auditorias externas para haver aplicação segura das ferramentas de IA generativas, como o ChatGPT e o Google Bard.

Não vou ser ingênuo e dizer que isso [regulação] é uma coisa fácil de fazer, mas temos que tentar.

Sam Altman, durante evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ)

Na mesa de abertura, o CEO da OpenAI pontou que os sistemas de A influenciam todo o mundo, havendo necessidade de estrutura internacional para lidar.

publicidade

Temos que focar em mitigar os prejuízos que podem acontecer e garantir que não cometamos grandes erros que possam impactar o mundo todo. Isso é tema bastante sensível.

Sam Altman, durante evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ)

Turnê mundial da OpenAI

Altman está fazendo turnê mundial com a equipe de sua empresa para conhecer e ouvir propostas de governantes e desenvolvedores. Ele afirmou que o objetivo não é somente de implementar melhorias nos sistemas de inteligência da OpenAI, mas, ainda, buscar, de forma colaborativa, a construção de futuro no qual a IA seja pensada em prol dos seres humanos, e não contra ele.

Estou fazendo essa viagem ao redor do mundo por vários motivos. Uma delas é que realmente queremos ouvir as pessoas que usam de forma diferente em diferentes contextos e sair da nossa bolha sobre como as pessoas gostariam de ver essa tecnologia desenvolvida. Outra é conversar com as pessoas sobre como pode ser estrutura internacional e, no geral, fiquei agradavelmente surpreso com a abertura das pessoas, então acho que há desejo real de tentar descobrir a melhor forma para isso.

Sam Altman, durante evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ)

A OpenAI passou, até o momento, por Toronto (Canadá), Washington (EUA) e chegou ao Rio esta semana. O CEO também visitará outros países, nos quais se encontrarão com autoridades locais.

publicidade

Reunião com especialistas

Na quarta-feira (17), Altman esteve em reunião com membros da comunidade científica, em evento tutelado pela ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio).

Foi muito divertido ver a empolgação com a IA no Rio. As pessoas estão construindo coisas incríveis aqui. É muito divertido ver que as pessoas têm ótimas ideias de pesquisas para nós, e vamos fazer muitas anotações, vamos tentar implementá-las.

Sam Altman, durante evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ)

Altman (dir.) encontrou-se com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (centro) (Imagem: Reprodução/Instagram/Eduardo Paes)

Homenagem

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, rasgou elogios a Altman e entregou a chave da cidade ao CEO da OpenAI. “Não sei como traduz ‘o pica das galáxias’. The Dick of the galaxies.”

Com informações de O Globo e Veja

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!