Parece que o Twitter vai finalmente ganhar um concorrente à altura. O boletim ICYMI compartilhou um slide de marketing aparentemente vazado que mostra detalhes do possível próximo aplicativo da Meta. Inicialmente, a plataforma está sendo chamada de “o novo aplicativo baseado em texto do Instagram para conversas”. Ou seja, um Twitter feito pelo Instagram.

Leia mais:

Novo aplicativo de conversas do Instagram

  • Apesar de ainda não ter um nome oficial, a plataforma aparentemente tem o codinome P92 ou Barcelona.
  • Porém, a descrição basicamente já indica o que ele fará: funcionará como um feed do Instagram, mas em palavras.
  • Nele, os usuários poderão publicar textos de até 500 caracteres e anexar links, fotos e vídeos.
  • Pelo que o slide mostra, o feed se parece com uma mistura do Instagram e do Twitter.
  • Ainda de acordo com a apresentação vazada, as pessoas poderão fazer login com o nome de usuário e senha do Instagram, e os seguidores, identificação, biografia e dados de verificação serão automaticamente importados.
  • Isso também é válido para contas bloqueadas e palavras silenciadas.
O slide divulgado pelo blog aparenta ser uma estratégia de apresentação e marketing do novo app (Foto: Reprodução)

Diferenciais

Ao que parece, o aplicativo da Meta, controladora do Instagram, terá controles de moderação, “equipando você com configurações para controlar quem pode responder a você e mencionar sua conta”.

Possivelmente o maior diferencial em relação ao Twitter, a plataforma fornecerá ferramentas de descentralização de conteúdos. Ou seja, usuários de outros aplicativos, como o Mastodon, “poderão pesquisar, seguir e interagir com seu perfil” se ele for público.

publicidade

Se for privado, é possível solicitar e aprovar novos seguidores.

Concorrente do Twitter

Desde que Elon Musk assumiu o Twitter, no ano passado, a plataforma vem passando por mudanças que desagradaram os usuários. As alterações são decorrentes, principalmente, dos novos planos pagos.

Se o novo aplicativo irmão do Instagram for lançado amplamente, é possível que atraia usuários da rede social, que procuram um novo lugar para compartilhar seus pensamentos sem tantas restrições.

Outras plataformas, como o Koo e a própria Mastodon, já surgiram como alternativas ao Twitter, mas não tiveram a força que um nome atrelado ao Instagram e a Meta pode ter.

O que a Meta diz

A Meta não revelou detalhes sobre o lançamento, mas, em março, deu uma declaração ao site Platformer sobre “estar explorando uma rede social”.

Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses.

Meta em declaração ao Platformer

Com informações de The Verge e ICYMI

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!